Prazo para pedir recurso no exame da OAB acaba hoje

Cerca de 73% dos quase 47 mil bacharéis em direito foram reprovados

Termina nesta segunda-feira (13) o prazo para pedir recurso da segunda fase do exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Cerca de 73% dos quase 47 mil bacharéis em direito foram reprovados nesta etapa.

O resultado da prova foi divulgado na última segunda-feira (6), e o pedido de recurso terminaria na quinta (9). No entanto, os espelhos de correção só foram liberados na quarta-feira (8) e de forma errada.

Na quinta (9), os gabaritos foram republicados no site do concurso e a nova correção não foi necessária. O prazo para pedido de recurso, por isso, foi prorrogado.

A assessoria da FGV Projetos (que organizou a prova) disse que o prazo terminava três dias após a normalização do site. O resultado final só será divulgado no dia 23 de janeiro no site do concurso.

Confusão

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, chegou a pedir a recorreção das provas depois dos problemas no gabarito terem sido constatados.

- Determinei a recorreção para garantir que não haja qualquer prejuízo a nenhum dos candidatos e em face de nosso compromisso com a lisura e segurança do exame, em respeito

Prova difícil

Apenas 12.634 candidatos conseguiram atingir a média necessária na prova prático profissional, realizada no dia 14 de novembro. O número de aprovados ainda pode mudar depois do resultado dos recursos, que deve sair no dia 23 de dezembro.

No exame, os aspirantes a advogados tiveram que redigir uma peça jurídica sobre um entre sete temas jurídicos propostos: direito administrativo, civil, constitucional, penal, empresarial, tributário ou do trabalho.

Ao todo 106.941 ex-estudantes de direito tentaram ser aprovados na prova, que permite que eles exerçam a advocacia. Entretanto, já na primeira fase mais da metade ficou reprovada (56%).

Fonte: R7, www.r7.com