Prefeitura de Campinas publica edital para contratar 243 médicos

Prefeitura de Campinas publica edital para contratar 243 médicos

Inscrições serão abertas na segunda (18) e podem ser feitas até 14 de abril

A Prefeitura de Campinas (SP) publicou nesta sexta-feira (15) o edital de contratação de 243 médicos de 17 especialidades e de outras 39 vagas para agentes em saúde, enfermeiros, técnico em saneamento e biomédico. A medida foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde para substituir os profissionais que deixaram a rede pública por causa do fim do convênio da administração municipal com o Serviço de Saúde Cândido Ferreira. Somente na quinta-feira (14), 102 médicos deixaram de atuar em unidades de pronto-atendimento.

A interrupção dos contratos afetou o atendimento de postos na cidade, como a do Padre Anchieta e Jardim São José. O secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza, admitiu o problema e pediu paciência dos usuários até novos profissionais contratados em regime de trabalho temporário começarem a trabalhar. Um projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores autorizou a abertura de 200 vagas temporárias para médicos até que seja homologado o concurso público com edital aberto nesta sexta-feira.

A Secretaria de Saúde informou que 57 profissionais temporários iniciam os trabalhos nesta sexta-feira, ainda deixando um déficit de 53 postos a serem substituídos. Na segunda-feira (18), outros 37 devem assumir os cargos, segundo a Secretaria de Recursos Humanos. Para repor os 16 restantes e solucionar as demissões do convênio com o Cândido Ferreira provisoriamente, já que os funcionários são temporários, a Prefeitura convocou outros profissionais que haviam se inscrito nas vagas emergenciais.

O problema do convênio entre a Prefeitura e o Cândido Ferreira veio à tona em dezembro de 2011, quando o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) julgou irregular a renovação assinada em 2008.

Com isso, a administração se comprometeu com o Ministério Público, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a regularizar com concursos as vagas que o convênio abriu.

Concurso público para médicos

De acordo com edital, as inscrições para o concurso público aberto para a contratação de 243 médicos começam na segunda-feira e seguem até 14 de abril. Os interessados devem se inscrever pela internet e pagar taxa de R$ 100. O concurso será composto por avaliação psicológica, de caráter eliminatório; prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

As provas estão previstas para serem realizadas no dia 5 de maio, de manhã e a tarde. A divulgação das provas no site da empresa organizadora deve ser feita no dia 7 de maio, mesma data para a publicação dos gabaritos no Diário Oficial do Município. O resultado do concurso deve sair no dia 7 de junho. A lista de classificação preliminar e final deve ser publicada em 28 de junho e a previsão é que a homologação do processo de seleção ocorra até 2 de julho.

Os médicos contratados serão remanejados em unidades básicas de saúde, unidades de urgência/emergência, serviços de referência e especialidade, além do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. As informações sobre o concurso podem ser consultadas no Diário Oficial desta sexta-feira.

Concurso público para outros cargos da saúde

As inscrições para o concurso público aberto para a contratação de 39 vagas efetivas para agentes em saúde, enfermeiros, técnico em saneamento e biomédico devem ser feitas do dia 18 de março até o dia 14 de abril, também pela internet. A prova objetiva está marcada para o dia 5 de maio e a avaliação psicológica no dia 12 de julho, segundo o edital.

A divulgação das perguntas no site da empresa organizadora deve ser feita no dia 7 de maio, mesma data para a publicação dos gabaritos no Diário Oficial do Município. A lista de classificação preliminar e final deve ser publicada em 30 de julho e a previsão é que a homologação do processo de seleção ocorra até 1º de agosto. As informações sobre o concurso podem ser consultadas no Diário Oficial desta sexta-feira.

Fonte: G1