Veja aqui como se preparar para concursos antes mesmo do edital

Veja aqui como se preparar para concursos antes mesmo do edital

Lia Salgado fala sobre as principais matérias para o estudo antecipado

Lia Salgado fala sobre como se preparar para ser bem sucedido no concurso antes mesmo da divulgação do edital. Ela lista as principais matérias para o estudo antecipado e também sobre os conteúdos exigidos na área de tribunais.

Estudo antecipado

Janice Santos gostaria de se preparar com antecedência para o concurso do INSS, de nível médio. Mas ela não sabe quando o concurso vai acontecer e tem medo de que não existam vagas para o Rio de Janeiro. "Você teria alguma informação sobre esse concurso?", pergunta.

"Em concurso público é difícil termos certeza até a publicação do edital. O que posso dizer é que foram solicitadas 2 mil vagas para técnico, que são os cargos de nível médio e 1.080 para perito", diz Lia Salgado. Segundo a especialista, a notícia mais quente é que deve ser autorizado o concurso para técnico, com muitas vagas.

Lia explica que não é possível saber quando sairá o edital, nem se haverá vagas para o Rio de Janeiro. "Assim, eu acho mais sensato você começar com uma preparação mais abrangente, deixando disciplinas específicas para depois da autorização", afirma.

Com base no edital de 2011, Lia sugere que o candidato adiante o estudo das disciplinas que servirão para o INSS e também para diversos outros concursos da área administrativa, como português, direito constitucional, direito administrativo, raciocínio lógico e informática.

Principais matérias

"Gostaria de saber duas coisas: as matérias para estudar antes de sair do edital são português e matemática ou depende do concurso que pretendo prestar? Posso tomar base de estudo para essas matérias básicas as apostilas que tenho do INSS do ano passado?", questiona a internauta Geisa Helena.

Segundo Lia, as matérias dependem do tipo de concurso. Há um grupo de disciplinas que são comuns a todos os concursos da mesma área e é possível começar por elas. Mas isso varia de uma área para outra.

"Se você for seguir a linha do INSS, seriam concursos de nível médio, da área administrativa, e vale a orientação que eu dei para a Janice. Mas há outras opções", afirma a especialista.

Na coluna "Veja dicas de concursos por nível de formação e área de atuação", é possível saber o que estudar antes do edital.

"Quanto às apostilas do ano passado, podem ser usadas para começar, mas você precisa testar se são suficientes e para isso deve tentar resolver provas de concursos que já aconteceram", completa. Lia sugere ter cuidado com informações desatualizadas, principalmente em informática.

Área de tribunais

Os internautas João Alberto e Maria Fernandes querem orientações para estudo antecipado para a área de tribunais, cargos de nível médio. "Como posso fazer para otimizar os estudos e conseguir abranger os conteúdos específicos dos tribunais?", questiona João Alberto.

A sugestão de Lia Salgado é que os candidatos comecem estudando português, direito constitucional e direito administrativo, que caem em todos os concursos. "Se for possível começar com o pacote inicial completo, inclua também informática e raciocínio lógico com pontos de matemática, que não caem em todos, mas constam em muitos editais", explica.

Depois de sedimentado o primeiro grupo, Lia afirma que os candidatos devem incluir outras matérias, conforme o tribunal que deseje. Disciplinas como gestão de pessoas e de recursos materiais, arquivologia, administração financeira e orçamentária, administração pública, direito civil, processo civil, direito penal, processo penal podem aparecer em diversos concursos, segundo a especialista.

"As matérias específicas mesmo, só mais perto do edital", diz.

Fonte: G1