Saiba o que fazer quando edital de concurso público demora sair

Saiba o que fazer quando edital de concurso público demora sair

Continuar estudando à espera do edital ou tentar outro concurso?

Situação não rara nos concursos públicos, alguns editais que estavam ?certos? de serem publicados são adiados por meses ou até anos. Nesse caso, o candidato que decidiu iniciar a preparação antecipadamente fica sem saber o que fazer. Abandona o projeto? Muda o foco? Ou segue estudando para o mesmo edital, confiando que alguma hora ele será publicado?

Exemplo disso foi o edital para o concurso dos Correios, que tinha previsão de sair no início deste ano. Agora, as notícias voltaram a esquentar e a nova previsão é de que o concurso saia em novembro. E quem começou a estudar desde o ano passado?

A nossa orientação é que o candidato não estude somente para um concurso, mas para uma área de concursos, exatamente para permitir uma preparação que poderá abranger diversos editais.

Assim é possível estudar inicialmente as disciplinas básicas (que servirão para diversos concursos) e, quando o candidato tiver relativo domínio das mesmas, terá razoáveis condições de concorrer a algum edital, bastando para isso incluir as matérias específicas na programação de estudo quando o mesmo estiver para ser publicado.

Mas e se o candidato desejar muito um determinado concurso e iniciar os estudos com aquele foco? No caso dos Correios ? que no concurso passado teve mais de 1 milhão de inscritos ? não é muito grave, porque as matérias cobradas para os cargos de nível médio (português, matemática e informática ) caem em muitos outros concursos. Então o candidato que iniciou o estudo há bastante tempo pode também ficar atento a outros editais semelhantes enquanto aguarda o edital dos Correios.

Nos casos em que o candidato escolheu um concurso que cobre também matérias específicas e o edital está demorando a sair, a sugestão é reduzir o ritmo das específicas, passando a estudá-las uma vez a cada quinzena, apenas para não esquecer o que já sabe, e priorizar as matérias que serão comuns a outros editais. Dessa forma, enquanto aguarda o concurso desejado, o candidato pode participar de outros.

Com essa estratégia, o candidato pode tirar proveito até mesmo da demora de um edital, aumentando as suas chances de aprovação naquele e em outros concursos. Depois, poderá escolher qual cargo é o que mais deseja assumir.

Retomando as perguntas do início da coluna, desistir não é uma opção para quem deseja vencer em qualquer projeto. Ter percepção para reprogramar, sim, é característica de quem conquista o que deseja.

Fonte: G1