Sisutec oferta 800 vagas em cursos técnicos no PI; saiba

Sisutec oferta 800 vagas em cursos técnicos no PI; saiba

A maior quantidade de vagas fica em Teresina e Picos. As inscrições para a seleção podem ser realizadas até a próxima sexta-feira, através da internet

Instituições de ensino estão ofertando 800 vagas de cursos técnicos em todo o Piauí através do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) para alunos que tiveram nota superior a zero na redação do Enem 2013. As inscrições para o processo seletivo encerram nesta sexta-feira (21) e podem ser feitas pelo endereço eletrônico http://sisutecaluno.mec.gov.br/.

A plataforma possibilita que alunos ingressem em cursos técnicos através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico). As oportunidades estão em Valença do Piauí (40 vagas), Campo Maior(70 vagas), Picos (225 vagas) e Teresina, sendo que 465 vagas são ofertadas apenas na capital, em instituições privadas. Contudo, os cursos não geram nenhum tipo de custo para os alunos.

No ato da inscrição, o candidato precisa ter em mãos o número de inscrição no Enem e a senha do mesmo. No endereço, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, escolher as que lhe interessam e até mesmo alterar dados cadastrais e opções de cursos. As notas de corte (classificatórias) já estão sendo divulgadas diariamente desde o dia 18 de março.

É possível encontrar oportunidades para técnico em Produção de Moda, Logística, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Farmácia e outros cinco cursos técnicos. O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) é uma das instituições que estão ofertando 240 vagas nas áreas de cursos técnicos.

Edital prevê 185 bolsas de pesquisa na Uespi

Estão abertas inscrições para o mais recente edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). As propostas de pesquisa deverão ser apresentadas por docentes com títulos de mestrado e/ou doutorado, vinculados à instituição, até o dia 25 de abril, através do endereço eletrônico [email protected] Cada proponente deverá indicar até dois alunos pesquisadores e seus respectivos planos de trabalho no ato da inscrição.

Estão sendo ofertadas 185 bolsas de pesquisa e cada projeto poderá beneficiar apenas um (1) aluno com bolsa no valor de R$ 400. O outro aluno poderá ser pesquisador voluntário, o que possui o mesmo valor perante as pontuações curriculares.

Serão financiadas 120 bolsas pelo Pibic/Uespi; dessas, 30% serão direcionadas aos alunos que entraram por sistema de cotas. Pelo Pibic/CNPq serão ofertadas 55 bolsas convencionais, mais 10 afirmativas para estudantes contemplados pelo sistema de cotas. As oportunidades são diversificadas e serão permitidas em quaisquer áreas do conhecimento dentro dos cursos ofertados pela instituição.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uespi, Diógenes Buenos Aires, há 10 anos a instituição adotou o Programa de Iniciação Científica neste modelo e comemora um momento oportuno de incentivo à pesquisa. ?Este edital significa o fortalecimento da formação de novos pesquisadores. É fundamental para o desenvolvimento de competências na área da pesquisa, possibilitando ao aluno os instrumentos metodológicos necessários para ingressar em um curso de mestrado futuramente?, disse o pró-reitor.

Cada orientador (docente) poderá inscrever até duas propostas, o que poderá contemplar até quatro alunos. Para inscrição, é necessária ficha de inscrição, projeto de pesquisa, plano de trabalho dos alunos e tabela de pontuação do docente. Para mais informações e visualização do edital 06/2014, consulte o endereço eletrônico www.uespi.br.

Os alunos devem estar devidamente matriculados em curso de graduação dentro da Universidade, ter currículo vinculado à Plataforma Lattes, não possuir vínculo empregatício ou qualquer outra modalidade de bolsa, além de estar livre de pendências ligadas a projetos de pesquisa junto à instituição.

Fonte: Samira Ramalho