Universidade Estadual do Piauí lança edital para o vestibular 2012; veja!

Este ano, estão sendo ofertadas 4.260 vagas, em 26 cursos, um aumento de 18%

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), professor Carlos Alberto Pereira da Silva, fez o lançamento do edital do Processo Seletivo Vestibular 2012 da instituição, na manhã desta quarta-feira (28), no Palácio Pirajá. Além do reitor, estiveram presentes no lançamento o vice-reitor, Nouga Cardoso Batista, e os pró-reitores da Uespi.

Este ano, estão sendo ofertadas 4.260 vagas, em 26 cursos, um aumento de 18% em relação à oferta do ano passado. As vagas serão destinadas aos campi de Teresina, Corrente, Bom Jesus, Floriano, Oeiras, Picos, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Campo Maior, Barras, Piripiri, União e Uruçuí.

O professor Carlos Alberto disse que este vestibular foi planejado visando a uma melhor qualidade: ?as vagas que foram ofertadas neste ano foram fruto de um planejamento. Estamos muito felizes porque estamos lançando vagas somente nas cidades em que temos professor efetivo, buscando, assim, uma melhor qualidade de ensino e extensa. Para tanto, já estamos em andamento com um concurso para professor efetivo?, ressaltou o reitor.

As inscrições serão realizadas no período de 3 ao dia 21 de outubro e o processo de inscrição será on-line e as provas acontecerão nos dias 11 e 12 de dezembro. Somente os candidatos que pleitearem a isenção da taxa de inscrição precisarão enviar a documentação que comprove essa necessidade.

Poderão requerer a isenção da taxa de inscrição: candidatos deficientes, doadores de sangue e/ou de medula óssea e candidatos que concorrerão no sistema de cotas (alunos de escolas públicas e/ou alunos negros de escola pública). Das vagas disponibilizadas, cerca de 20% serão especificamente para o sistema de cotas.

A taxa de inscrição para o vestibular da Uespi 2012 será de R$ 100,00. O presidente do Nucepe, Francisco Canindé, explicou o motivo do aumento na taxa: ?houve um aumento na taxa de inflação e no INPC dos últimos quatro anos, que daria em torno de 26%. Fizemos o possível para não repassar esse aumento, o que de fato aconteceu e a inscrição teve um aumento de apenas 11%, disse?.

Mesmo com o aumento da taxa de inscrição, o Nucepe estima um número ainda maior de candidatos em relação ao ano passado, visto que em termos de vestibular regular, a Uespi é a única instituição pública do Estado que oferece um vestibular regular, já que as outras instituições públicas do Piauí aderiram cem por cento ao Enem.


CLIQUE AQUI E VEJA EDITAL

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br