UFPI oferece 2.424 vagas no segundo semestre pelo Sisu

As vagas são para os campi de Teresina (1244), Parnaíba (400), Picos (350), Floriano (180) e Bom Jesus (250)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está oferecendo um total de 2.424 vagas para o segundo semestre de 2013. A seleção dos estudantes para os cursos na modalidade presencial será feita através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

As vagas estão distribuídas em 54 cursos nos cinco campi da instituição. As vagas são para os campi de Teresina (1244), Parnaíba (400), Picos (350), Floriano (180) e Bom Jesus (250).

De acordo com a pró-reitora de Ensino e Graduação da UFPI, Maria Socorro Leal, a seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas por meio do Sisu será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2012.

?O cronograma de inscrição e seleção de matrícula dos candidatos será divulgado em Edital da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), a ser publicado no Diário Oficial da União?, coloca.

Poderão se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem 2012 e que tenham obtido nota maior do que zero na redação. Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos.

Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.

O segundo processo seletivo terá uma única etapa de inscrição. Ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes.

O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas a Lei de Cotas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas.

Para o Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, há vagas para os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Comunicação Social, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Medicina, Nutrição entre outros. Já para o Campus Universitário de Parnaíba há vagas para os cursos de Psicologia, Fisioterapia, Engenharia de Pesca, Matemática, Turismo, Biomedicina, Enfermagem e Administração.

O Campus de Picos, ao Sul do estado, oferece os cursos de Enfermagem, História, Matemática, Nutrição, Sistema de Informação e outros. A lista completa com os cursos e quantidade de cagas ofertadas em cada campi pode ser conferida no Termo de Adesão UFPI/Sisu.

Neste ano, no primeiro processo seletivo do Sisu 2013, foram oferecidas 129.300 vagas em 3.700 cursos, 18% a mais em comparação ao mesmo período de 2012. Ao todo, 101 instituições públicas aderiram ao sistema. No total, 1.949.958 candidatos participaram no primeiro semestre.

Fonte: Aline Damasceno