Veja dez atitudes que podem ser atraso em sua carreira profissional

Veja dez atitudes que podem ser atraso em sua carreira profissional

Não estar informado pode ser interpretado como falta de interesse. Segundo especialista, faltas e atrasos também podem atrapalhar.

Para conquistar uma carreira de sucesso e tornar-se um profissional eficaz é preciso estar sempre bem preparado. Também é necessário buscar a formação adequada, atualizar constantemente os conhecimentos, desenvolver habilidades variadas, ter determinação, motivação e um plano de ações efetivas.

"Além de tudo isso, para alcançar uma boa posição no mercado de trabalho, é preciso evitar atitudes que acabam atrasando a carreira", afirma Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, que fez um levantamento com 10 atitudes que podem atrapalhar a carreira profissional.

Confira abaixo as atitudes que podem atrasar sua profissão:

1. Falta de interesse

"Não inteirar-se sobre os procedimentos da empresa pode ser interpretado pelos gestores como falta de interesse pela organização", afirma o especialista.

2. Incompatibilidade com perfil da empresa

Para Villela da Matta, quando a personalidade e os valores do indivíduo não correspondem aos da organização, insistir no emprego é um erro.

3. Falta de compromisso

"Comparecer ao emprego todos os dias não é suficiente para demonstrar compromisso com o trabalho. A empresa precisa de resultados e não apenas de ações", diz.

4. Faltas

Segundo o especialista, faltar por qualquer motivo pode ser interpretado como descaso. E, se o funcionário parece não precisar da empresa, a organização também acaba não precisando dele.

5. Má utilização de recursos

"Utilizar os recursos da empresa de forma imprópria é mais um ato a ser evitado. Não use o telefone da organização para assuntos pessoais, use o computador apenas para o trabalho e deixe para conferir as redes sociais e compras online para casa", comenta Villela da Matta.

6. Falta de responsabilidade

Para Villela da Matta, esquecer compromissos é inevitavelmente percebido como irresponsabilidade e desinteresse.

7. Excesso de ego

"Ter o ego muito elevado e não admitir erros são atitudes que prejudicam a sua evolução profissional. Humildade é uma característica essencial para quem deseja conquistar o respeito de todos na empresa e oportunidades de promoção", diz Villela da Matta.

8. Ócio criativo

Villela da Matta sugere que o profissional exercite a capacidade de procurar soluções inovadoras e eficazes para os problemas e desafios que surgem nas empresas todos os dias, esforçando-se para ser um colaborador criativo e proativo.

9. Falta de bom senso

Segundo Villela da Matta, falar mal do chefe ou de alguém importante da empresa atrasa a carreira, além de demonstrar falta de ética e de respeito. Portanto, meça bem as palavras e evite comentários indelicados.

10. Atrasos

"Cumprir seu horário de entrada e saída é um passo importante. Atrasos, mesmo de poucos minutos, demonstram falta de responsabilidade com a empresa e com os clientes", reforça o especialista.

Fonte: G1