Veja 5 dicas para dar a volta por cima após um fracasso no local de trabalho

Profissionais devem assumir responsabilidade e buscar novos desafios

Assim como a Seleção Brasileira? que na terça-feira (8) sofreu a pior derrota de sua história ? muitos profissionais já tiveram que enfrentar a frustração após não alcançar seu objetivo ou não obter o resultado esperado. Até mesmo na Copa do Mundo, astros como o português Cristiano Ronaldo e a badalada seleção da Espanha viram seus sonhos ficarem para trás depois de uma performance bem abaixo do esperado.

Mas o que o profissional pode fazer após falhar em sua tarefa ou apresentar resultados ruins em determinado projeto? Como ele pode retomar seu trabalho e mostrar sua capacidade?

Ouvimos especialistas e listou 5 dicas para ajudar os profissionais a darem a volta por cima após um "desastre" no trabalho:

1) Assumir a responsabilidade

Para a business coach Dirlene Costa, todos os envolvidos devem assumir a responsabilidade por seu papel ou atuação no projeto. ?Cada um tem um papel claro. Mas obviamente a responsabilidade maior é do líder, que comanda e direciona?, fala.

2) Refletir e identificar os erros

?A dor constrói ou destrói e nesse momento é fundamental que o profissional reveja suas metas e objetivos?, afirma Camila Cury, especialista comportamental e psicóloga do Instituto Augusto Cury.

Segundo Dirlene, o que ocorreu com a Seleção Brasileira acontece dentro de empresas quando líderes não conseguem identificam alternativas para a estratégia previamente traçada. ?É importante traçar cenários diferentes e preparar a equipe para trabalhar com adversidades.?

3) Acabar com a culpa

Dirlene ressalta que após resultados ruins não é hora de ter sentimento de culpa. ?Remoer a culpa não adianta. É hora de ter agilidade para decidir e mudar o que estava errado?, ressalta.

?A questão é o que o profissional faz com o medo. Travar ou seguir em frente é uma decisão. A partir de agora, o foco deve ser o desempenho. Treino, estratégia e potencialização dos pontos fortes e o resultado será consequência?, fala Prates.

4) Buscar forças na equipe

?É nos momentos de turbulência que descobrimos recursos que nem imaginávamos ter. E a força de quem se reinventa é uma pancada de energia, pois vem carregada de uma motivação inexplicável?, ressalta Prates.

Segundo Dirlene, o líder tem papel fundamental para buscar o melhor de cada profissional. ?O gestor precisa avaliar as fraquezas e os pontos fortes do time e procurar potencializar o que existe de melhor. O trabalho de avaliação e o feedback vão ajudar na mudança.?

5) Transformar desafios em oportunidade

?O resultado ruim vem e traz dor, mas ele também devem ser acompanhado de muito aprendizado. Líderes de alto desempenho aprendem com os erros e os transformam em nova oportunidades?, afirma Dirlene.

Prates ressalta que seguir em frente é a melhor opção após uma derrota ou quando um objetivo não é alcançado. ?É preciso encontrar um motivo para seguir. É isso que faz da reinvenção uma arma poderosíssima. Somente se reinventa quem tem um propósito claro e que valha a pena empenhar todo o seu potencial?, completa.

Fonte: G1