Confira dicas para ser mais feliz no trabalho e melhorar muito sua carreira

Ter uma rotina diária e evitar pensamentos negativos podem ajudar.

Ser feliz no trabalho não depende necessariamente do trabalho em si. Segundo Leah Arnold-Smeets, consultora de carreiras do PayScale, isso tem mais a ver com a perspectiva que o profissional tem do que faz, já que é possível se treinar e mudar a mentalidade para ser mais feliz no ambiente de trabalho.

Algumas pessoas podem sentir como se houvesse uma fórmula secreta ou poção que uma parte dos trabalhadores que amam seus empregos descobriram que o resto ainda não está ciente.

Segundo um estudo da Gallup, de 2013, os EUA estimam que funcionários não engajados custam cerca de US$ 450 a US$ 550 bilhões por ano em perda de produtividade. Algumas das razaões pelas quais os funcionários estão "ativamente desengajados" e insatisfeitos são devido a gestores negligentes.

Mas é um pouco injusto colocar toda a culpa em um empregador para o descontentamento no ambiente de trabalho. Chega um momento em que o empregado deve ser responsabilizado pela sua própria felicidade. Fazer pequenas mudanças na atitude e perspectiva podem melhorar muito a felicidade do funcionário.

Veja as dicas da especialista:

1 - Faça da rotina um hábito

Criar consistência em sua vida diária vai ajudar o funcionário a se sentir mais no controle da situação e organizado. Ter uma programação no dia a dia do trabalho vai determinar as tarefas que precisam ser realizadas.

2 - Mantenha bons pensamentos

Pensamentos negativos só ocupam espaço mental e atrapalham a produtividade. Assim que as pessoas param de pensar em coisas que elas não têm o controle ou não pode mudar, elas conseguem concentrar seus esforços em ações e pensamentos positivos.

Os profissionais que sentem um pensamento negativo devem parar ter um "minuto de felicidade" para voltar a se sentirem bem.

3 - Dar uma mãozinha

Existe algo sobre ajudar os outros que faz as pessoas se sentirem melhor, algo que o dinheiro não pode comprar. Assim, os profissionais que tiverem algum tipo de medo em seu ambiente de trabalho devem tentar ajudar alguém, mesmo um completo estranho ou um colega, para ver como o seu estado de espírito vai melhorar.

4 - Meditar

Sentar em contemplação e reflexão silenciosa pode ter muitos benefícios, como melhora na saúde e no bem-estar.

5- Não leve as coisas pelo lado pessoal

Quando a pessoa está imune a opiniões e ações dos outros, ela não será vitima de um sofrimento desnecessário. Esse sofrimento está ligado ao estresse, a negatividade e a pensamentos que contribuem para a diminuição do nível de felicidade na vida e no trabalho do profissional.

Portanto, para ser fim de ser feliz, é importante não deixar que ações ou opiniões dos outros afetem negativamente. Esquecer tudo isso é necessário para se preocupar apenas com as coisas que realmente importam.

Os profissionais devem se lembrar que têm mais controle sobre sua própria satisfação e felicidade geral do pensa, e que pensamentos negativos podem atrapalhar o caminho para a carreira dos sonhos. Pequenas mudanças na forma de pensar podem melhorar drasticamente a satisfação pela carreira.

Fonte: G1