Confira lista com 11 feriados prolongados em 2015 e se programe para pequenas viagens

Com 11 feriados, 2015 terá muitas oportunidades para pequenas viagens

Turismo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a Copa e as eleições, 2014 foi um ano atípico para o brasileiro. Em 2015, o calendário volta ao normal, inclusive em relação aos feriados. Serão 11 em dias úteis ao longo do ano, número que, na verdade, pode variar. Funcionários públicos, por exemplo, podem desfrutar de alguns dias a mais de folga, como no Dia do Servidor Público, dependendo da decisão do Poder Público em relação aos pontos facultativos. As datas são oportunidade para pequenas viagens, como sugere o consultor André Luiz Flores.

"Destinos nacionais são muito requisitados pelo campo-grandense para viagens curtas, mas também é possível escolher Buenos Aires como destino, por exemplo, um lugar muito procurado e que, em quatro ou cinco dias, é possível aproveitar bastante", sugere o consultor.

Antecedência - Segundo André, o segredo para aproveitar o feriadão é a antecedência. "Por exemplo, em janeiro, todo mundo está preocupado com o carnaval. Mas quem está lembrando do feriado de abril ou até mesmo 26 de agosto?", questiona.

Algumas pessoas, no entanto, não tem a possibilidade de se antecipar e acabam pagando um pouco mais caro. Uma cliente da Premier Turismo, onde André trabalha, precisa viajar no próximo dia 26 de dezembro e retornar a Campo Grande no dia 4 de janeiro. "Por causa da pouca antecedência, as passagens dela ficaram em R$ 1.500, um preço bem salgado", conta.

"Mesmo o período de feriado estando entre os mais requisitados, podemos considerar que feriados que estão lá na frente ainda estão com preço acessíveis, por isso é fundamental se planejar e procurar uma agência com antecedência", garante.

Em janeiro deste ano, o próprio André comprou passagens para uma viagem que aconteceria dois meses depois. "Março é baixa temporada, por isso, consegui ir para o Nordeste, em Salvador, e paguei apenas R$ 499,00 nos tickets", conta.

Para evitar decepção - No entanto, as facilidades oferecidas atualmente pelo mercado de viagens podem camuflar experiências ruins. De acordo com a gerente Andresa Lima, da Time Tour Turismo, uma boa forma de evitar decepções é procurar um agente de viagens, que conhecerá o perfil o cliente e levará em conta, não só o bolso, mas também gostos, necessidades e sonhos.

"Nosso trabalho é dar consultoria para o cliente, o que inclui personalizar o serviço para que a viagem seja realmente uma experiência de vida", diz Andresa. "Às vezes, o cliente gasta todas as economias na viagem, mas vai para um lugar que acaba não agradando, ficando insatisfeito com o hotel e os passeios", explica.

"Em relação aos feriados, as pessoas optam muito por resorts no Brasil mesmo, principalmente os mais próximos do Estado justamente por causa do pouco tempo disponível para a viagem", conta.

Opções - Locais como o Resort Rio Quente, em Goiás, são ótimas opções para viagens de quatro ou cinco dias. "Resorts têm vários atrativos. Tem piscina, entretenimento para crianças e adultos, enfim, a pessoa pode aproveitar o feriado sem ter que andar muito, cansar muito", aconselha. Outra opção são roteiros culturais em São Paulo. "É possível ir em um final de semana. Assim, em poucos dias, num jogo rápido, você consegue dar uma saída e aproveitar os dias de folga", sugere.

Entretanto, é preciso prestar atenção em destinos próximos que são muito requisitados. Em cidades como Bonito, muito procurada pelo sul-mato-grossense em feriados e finais de semana, as chances são grandes de não encontrar vaga em hotéis ou em passeios devido à falta de programação e planejamento, lembra Andresa.

Confira as datas, incluindo feriados locais e os que cairão em finais de semana:

01 de janeiro - quinta - Confraternização Universal
17 de fevereiro - terça - Carnaval
03 de março - sexta - Sexta-feira da Paixão
21 de abril - terça - Tiradentes
01 de maio - sexta - Dia do Trabalho
04 de junho - quinta - Corpus Christi
13 de junho - sábado - Santo Antônio
26 de agosto - quarta - Aniversário Campo Grande
07 de setembro - segunda - Independência do Brasil
12 de outubro - segunda - Nossa Senhora Aparecida
02 de novembro - segunda - Finados
15 de novembro - domingo - Proclamação da República
25 de dezembro - sexta - Natal

Clique e Curta Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES