Congresso reúne primeiras damas e prefeitas com vasta programação na APPM; veja

O Congresso foi pensando para ser um precursor da Feira dos Municípios,

{albCodigo=5241}

I Congresso Piauiense de Primeiras Damas e Prefeitas reuniu mais de 100 municípios na tarde desta quarta-feira (18) e é uma realização da Associação das Prefeituras Municipais (APPM) e Associação Piauiense das Primeiras Damas (APPD), com o apoio da Kalor Produções e do Sistema Meio Norte de Comunicação. A programação teve início às 14 horas no auditório da APPM e encerrou às 19 horas com jantar oferecido aos participantes.

O Congresso foi pensando para ser um precursor da Feira dos Municípios, que acontece anualmente e neste ano será em Novembro. Contudo, o evento tem a pretensão de integrar as primeiras damas e prefeitas promovendo a discussão de como essas mulheres podem fazer toda a diferença no contexto social do seu município.

Durante todo o evento, as participantes tiveram acesso a palestras e painéis com assuntos relevantes para os municípios. No primeiro momento da programação, a primeira dama do município de Vila Nova, Milena Leal, falou do papel da mulher e a importância social no município. ? A importância da primeira dama é, antes de tudo, estar ao lado do prefeito, participando ativamente na realização de ações sociais, na educação, saúde e desenvolvimento do seu município?, destacou.

O secretário de inclusão de pessoas com deficiência, Helder Jacobina, fez um apelo às mulheres sobre a necessidade de tornar os municípios,e até mesmo os evento, mais acessíveis e marcou a sensibilização das primeiras damas como importante para a implantação de melhorias junto às prefeituras.

No encerramento, o diretor da Kalor Produções, Wrias Moura, palestrou especificamente sobre a Feira dos Municípios e o papel das mulheres na promoção do município. ?A apresentação aborda as formas que as mulheres podem ser ativas no fomento do empreendedorismo em suas cidades?, disse Wrias Moura.

A presidente da APPD, Nilcimar Correia, destacou que são as primeiras damas que agilizam e organizam o seu município para a participação na Feira dos Municípios. ?O papel da primeira dama é trabalhar ao lado dos prefeitos, mas é durante os preparativos para a Feira em que podemos atuar na organização para levar os maiores potenciais do município. Sobre o Congresso, posso reforçar que é o momento onde podemos dividir experiências e assim melhorar nosso desempenho tanto nos municípios, quanto na promoção da Feira dos Municípios?.

Fonte: Samira Ramalho