Conheça o chai, chá sucesso na novela "Caminho das Índias"

A receita original do chá típico inclui leite, chá preto, açúcar mascavo e um tempero indiano

Quem acompanha a novela ?Caminho das Índias? já deve ter percebido a presença constante de uma bebida, chamada chai, servida pelo anfitrião da família ao receber visitantes . Esse misterioso chá indiano, feito à base de leite e gengibre, faz parte da tradição desse povo, e tem características da culinária indiana, bastante condimentada.

?O chai é consumido pelos indianos com muita frequência. Se fosse fazer um comparativo com a cultura brasileira, diria que o chai é para os indianos equivalente ao café para os brasileiros?, diz Lakhi Daswani, proprietário do restaurante indiano Tandoor, em São Paulo. Segundo ele, em seu restaurante, o chai é pedido, muitas vezes, depois das refeições.

A receita original do chá típico inclui leite, chá preto, açúcar mascavo e um tempero indiano com gengibre, pimenta do reino, noz-moscada e cardamomo. O pó é trazido da Índia por Lakhi, que adaptou a receita para ensinar ao G1 como preparar o chai em casa.

Ingredientes

- 100 ml de leite

- 100 ml de água

- um sache de chá preto

- 50g de gengibre

- pimenta do reino e noz-moscada a gosto

Modo de fazer

Coloque o leite quente em uma xícara de 200 ml. Ferva a água e coloque-a também na xícara. Coloque o saquê de chá preto na mistura. Acrescente o gengibre picado em pedaços pequenos, sem casca, a pimenta e a noz-moscada. Sirva quente. A receita rende uma porção. Coloque açúcar ou adoçante a gosto.

Fonte: g1, www.g1.com.br