Conheça o perfil dos cursos mais procurados no Sisu

Bacharelado interdisciplinar da UFABC é o preferido dos alunos cadastrados no sistema

Aos quatro anos, ele conseguiu desbancar direito, engenharia e até medicina. Sem mesmo ter tradição ? mas, agora, com prestígio de sobra ?, o curso de ciência e tecnologia ganhou o título de mais procurado por alunos do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Foram mais de 16.250 cadastros para as 1.500 vagas da UFABC (Universidade Federal do ABC) ofertadas no sistema online em apenas seis dias ? prazo da primeira rodada, encerrada no dia 3 de fevereiro.

O resultado dos convocados na primeira etapa foi antecipado para a noite desta quinta-feira (4).

O professor Derval dos Santos Rosa, coordenador do curso da UFABC, afirma que não ficou surpreso depois de divulgados a quantidade de inscrições feitas no portal do MEC (Ministério da Educação).

- A gente tem sentido que os estudantes estão satisfeitos com o curso, de certa forma, isso não foi uma surpresa. A gente acredita na proposta pedagógica, no corpo docente, na infraestrutura, que está quase pronta.

Rosa credita sua confiança em dois diferenciais do bacharelado: a interdisciplinaridade e a flexibilidade do currículo. Na faculdade não há somente matérias obrigatórias e opcionais, quase 30% das disciplinas são livres. Ou seja, à medida que o aluno monta a grade, ele vai dando a sua própria cara para o curso.

Além disso, Rosa explica que o projeto pedagógico permite que o aluno trace, ao fim do curso, novos caminhos para a carreira. O calouro pode escolher entre oito opções nas engenharias, cinco bacharelados e outras três licenciaturas. Isso faz com que ele estude áreas de conhecimento de seu interesse.

Foram justamente esses detalhes que animaram Rodrigo Martins a escolher ciência e tecnologia, há três anos. A flexibilidade chega até na quantidade de aulas não presenciais, que fazem com que o aluno tenha, literalmente, lição de casa. É longe da faculdade, diz ele, que o aluno molda melhor seu curso:

- Não tem ninguém para cobrar se você fez ou não as aulas em casa. Você tem a liberdade e a responsabilidade para cuidar dessas horas. Se não fizer, o resultado vai sair nas avaliações. E sem média, o aluno não vai conseguir manter o desempenho mínimo exigido ? o que pode antecipar a jubilação.

Fonte: R7, www.r7.com