Conselho comunitário oferece atividades esportivas e de dança com crianças carentes

Mesmo com estrutura precária, insuficiente, o Conselho Comunitário do Residencial o Sonho não Acabou vem realizando um trabalho social com as famílias que moram no local, tendo como meta dar esperança

Conresna | Kelson Fontinele
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Das carências e necessidades surge a força de vontade de nadar contra a maré e mostrar que, de fato, o sonho não acabou, o Conselho Comunitário de Moradores do Residencial O Sonho Não Acabou (CONRESNA), zona Leste de Teresina, onde moram cerca de 400 pessoas em mais de 120 famílias, realiza atividades esportivas e de dança com crianças e adolescentes da comunidade. Com estrutura precária, as atividades andam longe do ideal, mas cumprem um papel social que vai além do que qualquer prédio bem equipado pode oferecer mais: livrá-los das ruas e dos perigos do mundo dos adultos.

É na pequena casa 3, localizada na quadra H, que as crianças e adolescentes da região têm acesso às aulas de karatê, futebol e balé oferecidas no espaço. As aulas de balé acontecem em uma pequena garagem, as de karatê em um terraço improvisado, com o tatame furado e iluminação precária, e as de futebol no meio da rua, onde as traves são pedaços de tijolo. Apesar das dificuldades, o sentimento comum é de esforço entre quem participa e ministra as atividades.

Para manter as aulas, o presidente do conselho Osvaldino Pereira luta todos os dias contra as adversidades com o apoio dos professores que ministram as atividades. O trabalho é totalmente voluntário, e mostra que com garra e “sangue no olho” é possível alcançar os objetivos, ainda mais quando estes são tão nobres. Em regiões da periferia, tomada pelo tráfico de drogas, tirar os jovens da ociosidade é a única maneira de mantê-los longe dos maus caminhos. “Vendo essas crianças na ociosidade, comecei a buscar pessoas que pudessem trabalhar voluntariamente para atendê-las. Daí apareceu o futebol, o balé e o karatê. Quando essas crianças começaram a praticar o esporte, ainda que dessa forma precária, eles vão para casa, dormem cedo e vão à escola. A minha maior preocupação aqui é com as drogas”, afirma Osvaldino.

Ainda que com as dificuldades, o brilho no olhar das crianças que chutam com força a bola para o gol ou calculam milimetricamente os movimentos do karatê e do balé emocionam. Embora eles reconheçam que muito poderia melhorar, são altamente assíduos, e fazem questão de participar de todas as aulas. “Mesmo com o nosso esporte de péssima qualidade, pois não recebemos incentivo de nenhuma autoridade pública, percebemos que as coisas estão mudando. Eu, como líder comunitário, não vou desistir, e vou lutar pelas crianças, pois todo mundo sabe que elas são o nosso futuro”, complementa o presidente da CONRESNA.

E para além do acompanhamento das atividades, o Conselho monitora o rendimento escolar para que as crianças e adolescentes estejam sempre na escola. Quem mais apoia a iniciativa são os pais dos pequenos, que ficam satisfeitos em saber que há quem olhe por seus filhos, que acabam se esforçando a partir da disciplina que apreendem através do esporte. “Aqui está precisando de muita coisa para as nossas crianças. Sou mãe e vejo a necessidade de todos aqui. Estamos em uma comunidade carente, que precisa de lazer para as crianças. Temos esse guerreiro [Osvaldino], que está aqui lutando, mas precisamos de ainda mais”, diz Francisca Mendes de Sousa

Karatê traz consigo a luta diária de quem tem fé para seguir adiante



Quem ministra voluntariamente as aulas de karatê é o professor Vicente Lemos. Apesar das dificuldades, ele treina sempre com as crianças e adolescentes que mostram ter afinidade com a luta marcial de origem japonesa.

Atualmente, cerca de 36 alunos entre cinco e 17 anos frequentam as atividades ministradas por ele.

O professor Vicente Lemos incita que o esporte ensinado por ele traz consigo a luta diária de quem tem fé para seguir adiante: “Queremos tirar esses meninos da rua. Antes nós treinávamos no meio da rua, com os carros passando, mas conseguimos com muito esforço este espaço aqui com a colaboração dos pais. Ainda que a estrutura seja frágil e a céu aberto, quando chove não treinamos e a iluminação também é muito precária, temos alunos muito esforçados, uma, inclusive, já conquistou uma premiação”, explica.

Há Alunos como a jovem Mikaelly Lemos, de apenas 11 anos. Ainda que a pequena cumpra seus treinamentos em um tatame furado e sem iluminação adequada, ela obteve destaque nacional na categoria de 10 a 12 anos, conquistando o primeiro lugar com seu inquestionável talento, mostrado a reportagem em golpes certeiros. Ela é um exemplo de como tudo em que se aplica dedicação e esforço serão colhidos bons frutos: “Fui campeã brasileira de luta e kata e pretendo ser de novo. Sempre treinei aqui desde criança, e meu objetivo é mostrar o karatê para todos, para que as pessoas enxerguem no esporte uma alternativa melhor que os caminhos ruins”, diz a decidida lutadora.

As barreiras dessa corrente do bem já ultrapassaram as barreiras do Residencial O Sonho Não Acabou. Crianças de outras comunidades também frequentam as aulas do professor Vicente Lemos, o que traz outro problema, que a é questão do translado desses jovens de um bairro para o outro: “Muitas crianças que fazem o esporte são de outras regiões como a Vila Samaritana e a Piçarreira, e o seu retorno durante a noite também é difícil. Tentamos falar com motoristas de ônibus escolares para ver se eles poderiam nos ajudar, mas ainda não conseguimos”, conta.

Com a vontade dos participantes vem a superação dos problemas

Os pés descalços queimam no asfalto e os carros passam, vêm e vão. Se existe algo errado no paraíso, é a contradição em jogar bola com os pés descalços no asfalto, com a iminência de sofrer um atropelamento pelo incessante tráfego de veículos de uma das ruas mais movimentadas do Residencial O Sonho Não Acabou. Ao contrário das demais escolinhas de futebol da zona Leste, que possuem grama artificial e técnicos renomados como professores, ali é o pedreiro José Ferreira Filho quem auxilia as técnicas desportivas.

Atualmente, 26 alunos de 6 a 14 anos participam dos jogos de futebol.Acima de qualquer dificuldade, os pequenos são incessantes com a bola surrada nos pés, que nunca viram uma chuteira. As traves são pedaços de tijolo, que marcam a entrada do gol, com o balançar de uma rede imaginária.Próximas ao esgoto que desemboca próximo ao campo improvisado, os meninos correm de um lado para outro e vez ou outra param a partida para dar passagem aos carros, motos e ônibus.

O professor José Ferreira Filho reconhece as dificuldades, mas para ele não dá para parar as atividades desenvolvidas por ele em parceria com Osvaldino: “É melhor eles estarem aqui do que brincando na rua com coisa pior. O futebol é isso, é uma arma contra as drogas. Queríamos que tivesse um campo de futebol para eles, mas é difícil. No asfalto os meninos machucam o pé”, avalia.

Mas para os meninos, apesar das dificuldades, também tem muita festa e o sonho de um dia se tornarem grandes jogadores de futebol. “Eu queria treinar em um campo porque a gente machuca os pés no asfalto”, diz o menino Luanderson Ferreira, de 12 anos. “A gente joga no meio do piche, correndo o risco de sofrer um acidente. Os carros não param, passam direto. Mas o importante é que os professores ensinam bem e incentivam a gente a treinar”, diz Francisco Alisson, de 14.

Só a bailarina que não tem

As meninas que fazem balé no Residencial O Sonho Não Acabou não têm coceira, verruga nem frieira, e muito menos falta de maneira. Mas elas também não têm a melhor das estruturas para praticar as aulas de dança, que acontecem em um espaço improvisado na garagem de uma casa, sem ventilação e bebedouros.

As aulas acontecem sob tutoria da professora Luzinete Martins, que já tem 15 anos de trabalho voluntário como professora de balé. Apesar das dificuldades, ela desenvolve a disciplina e encoraja as meninas a buscarem os melhores caminhos através da dança: “Quero que elas encontrem através do balé um estímulo para seguirem adiante.

Cobro sua presença na escola, uma boa higiene e disciplina. Essas crianças poderiam estar nas ruas, nas praças, ou com gravidez precoce. O balé é uma alternativa para tirá-las das ruas”, explica.

Apesar de não receber um centavo pelas aulas que ministra, Luzinete diz que sua maior satisfação é a gratidão e ver as moças entrando em universidades ou trilhando caminhos através do balé: “O que me mantém no trabalho voluntário é a gratidão das pessoas. O Osvaldino é uma pessoa maravilhosa, e o trabalho desenvolvido na comunidade é louvável”, finaliza a professora.







Fotos: Kelson Fontinele

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES