Conselho inicia credenciamento para novos conselheiros municipais

A eleição dos novos conselheiros acontece no dia 11 de dezembro

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Teresina realizará, no dia 11 de dezembro, eleição para a escolha dos novos conselheiros municipais de saúde 2016/2017. Para discutir temas referentes ao procedimento da eleição, a Secretaria realizou nessa terça-feira reunião com os membros da Comissão Eleitoral. O tema principal da discussão foi o credenciamento das entidades, que já foi iniciado e ocorrerá até o dia 13/11, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com as normas do edital de convocação, disponível no Diário Oficial do Município, estarão habilitados para participar do processo eleitoral, entre outros, os órgãos, entidades e representantes de movimentos sociais, do segmento usuário bem como entidades de profissionais e trabalhadores de saúde, formalmente instituídos, além de prestadores de serviços de saúde atuantes no âmbito do município de Teresina.

Claudia Glauciene, presidente da Comissão Eleitoral, informou que na próxima reunião, marcada para o dia 03/11, serão discutidas as providências para a instalação das sessões eleitorais. Para ela, “há muito trabalho a ser feito, mas a omissão está muito comprometida e ciente da sua responsabilidade com a total lisura do pleito", afirma.

Ela informou ainda que os servidores da SMS que irão fazer o credenciamento passaram por processo de treinamento na última sexta-feira e estão aptos a realizarem esta atividade.

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Conselho Municipal de Saúde é órgão permanente, deliberativo e normativo do SUS no âmbito municipal, que tem por competência formular estratégias e controlar a execução da política de saúde do município, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros. Segundo Ronaldo Mendes, presidente do CMS, os conselheiros atuarão no controle social do SUS, colaborando na construção de políticas públicas em saúde e contribuindo para a melhoria dos serviços oferecidos à população.

Fonte: Portal MN