Construção Civil oferece capacitação através do SENAI no Piauí

Construção Civil oferece capacitação através do SENAI no Piauí

A iniciativa abre mais vagas para o trabalhador do interior do estado e, principalmente, as mulheres.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem apostado em programas para qualificação de pessoas inexperientes no mercado de trabalho. A iniciativa abre mais vagas para o trabalhador do interior do estado e, principalmente, as mulheres.

A ex-aluna Cristiane, hoje profissional, relata com emoção a oportunidade adquirida. ?Tive essa oportunidade, gostei e vou fazendo o meu serviço?.

A importância das capacitações está na inserção de novos profissionais no mercado de trabalho. ?Hoje existe déficit de mão de obra profissional no Piauí inteiro, mas o projeto está conseguindo inserir no mercado tanto a quem já trabalhava no meio (mercado), quanto a pessoas que não tinham nenhuma qualificação e que nunca tinham pisado num canteiro de obras. Hoje elas estão entrando no mercado de trabalho como profissionais?, afirma um funcionário civil.

?Para suprir essa necessidade que a gente tem no mercado, a gente optou por esses cursos de qualificação. A gente pega a pessoa sem experiência e vai treinando conforme as nossas necessidades, conforme as normas da empresa? disse um engenheiro civil.

Segundo o Sindicato da Construção Civil, 92% das empresas do setor têm dificuldade para contratar encarregados e mestres de obras e 94% das empresas encontram dificuldades para contratar pedreiros e serventes. ?A gente entra numa nova etapa de vida, numa nova profissão. No momento, a gente não sabe, mas temos pessoas qualificadas para nos ensinar em todas as funções que exercemos aqui na construtora, disse Fábio, que está há um mês na capacitação pelo SENAI.

Para o presidente do Sindicato da Construção Civil, André Bahia, a formação de profissionais é o grande debate a nível nacional. ?A grande diferença não é ter recursos para formar pessoas, é saber como direcionar esses recursos?.

Fonte: Denison Duarte