Consultores ensinam a evitar “micos” em restaurantes

O segredo da elegância está na simplicidade. Quanto mais despreocupado você estiver, mais agradável será a experiência.

A curiosidade de visitar um lugar da moda, frequentado por chiques e famosos, muitas vezes é tão grande quanto uma desconfortável dúvida que ronda a mente de vários frequentadores de primeira viagem: será que vou me comportar corretamente? Para a consultora de imagem Mônica Zaher, não há com o que se preocupar.

- O segredo da elegância está na simplicidade. Quanto mais despreocupado você estiver, mais agradável será a experiência. Se ainda assim você estiver inseguro em relação ao seu comportamento, dê uma olhada em como estão agindo as pessoas sentadas nas mesas ao lado.

Além da naturalidade, a consultora de etiqueta Ligia Marques defende a honestidade dos novos ?comensais? (como são chamados os apreciadores da alta gastronomia). Para ela, não há problema algum no fato de a pessoa desconhecer um prato que esteja no cardápio.

- Não finja que sabe. Na dúvida, pergunte. Explique ao garçom que é a primeira vez que você está naquele local, que está muito feliz de estar ali, e peça orientações. Aproveite esta oportunidade para aprender.

O idealizador e presidente do Restaurant Week, Emerson Silveira, concorda com Ligia e vai além. Ele lembra que orientar o cliente faz parte do trabalho do garçom. Mas para evitar um choque muito grande de realidades, Silveira recomenda aos iniciantes da alta gastronomia que deem um passo de cada vez.

- O mundo da gastronomia é de experiências. Minha sugestão é começar por restaurantes mais simples, como os de massas. À medida que você for se habituando a esse novo padrão de culinária, se sentirá mais confiante para partir para outras alternativas e viver novas experiências gastronômicas.

Ainda assim, ninguém está livre de cometer uma gafe.

Fonte: R7, www.r7.com