Consumo de energia elétrica cresce no Piauí

As vendas de energia elétrica no Estado acumuladas até o mês de junho/2012 foram de 1.226.424 MWh.

O consumo de energia elétrica vem registrando aumentos em todo o país. De acordo com dados do Departamento de Mercado e Compra de Energia da Eletrobras Piauí, as vendas de energia elétrica no Estado acumuladas até o mês de junho/2012 foram de 1.226.424 MWh, registrando um crescimento de 13,5%, comparado com o mesmo período do ano passado.

Em Teresina a evolução também foi constatada. ?A capital, que representa 50,4% do consumo total do Estado, apresentou um avanço de 14,7%?, acrescenta Eulália Rocha, coordenadora de compras de energia da Eletrobras Piauí.

As classes de consumo que mais contribuíram para este fato no Estado foram o consumo rural, o consumo comercial e o consumo residencial. ?Em todo o Estado o crescimento nestas áreas foi de 21,3%, 13,5% e 14,4% respectivamente?, informa a coordenadora de compras.

Ainda conforme Eulália Rocha, os fatores que mais concorreram para esse resultado foram a entrada de novos clientes no sistema de faturamento da empresa, que até junho deste ano o número foi 28.184 clientes, o que representa uma entrada média de 4.700 clientes/mês, o programa de investimento da empresa - com a ampliação das redes de distribuição e em especial ao programa Luz Para Todos ? PLPT, dentre outros.

A nível nacional, este crescimento registrou um aumento de 4,2% só no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O maior avanço foi observado no setor de comércio e serviços, que cresceu 7,4% no primeiro semestre, seguido pelos segmentos residencial (5%) e industrial (1,4%).

Fonte: Thauana Cavalcante