Consumo de sal dos piauienses é exagerado; veja!

Consumo de sal dos piauienses é exagerado; veja!

O consumo excessivo de sódio prejudica a saúde.

O sódio, se consumido em excesso, pode causar retenção excessiva de líquidos no corpo, favorecendo quadros de hipertensão arterial e até mesmo acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Mas a população ignora esses riscos.

Enquanto à quantidade indicada pela Organização Mundial de Saúde para o consumo diário máximo de sódio em produtos industrializados. No último dia 28/08, o ministro da saúde, Alexandre Padilha, assinou um documento que prevê a redução em temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais. A estimativa é retirar 8.788 toneladas de sódio do mercado.

A nutricionista Regina Lúcia dos Anjos falou sobre a necessidade de reduzir o sal na dieta. ?Quando falamos em cuidados com o sal, a primeira preocupação que vem à cabeça das pessoas está relacionada com o ato de temperar a comida em casa. Mas na verdade não é só isso. O sódio é um mineral presente em muitos produtos industrializados. Como esses produtos precisam ter o prazo de validade estendido ao máximo, o sódio costuma ajudar a conservação desses itens. Além disso, é preciso ingerir menos esses produtos?, falou.



Fonte: Dowglas Lima