Calor! Conta de água aumenta 30% durante o B-R-O-Bró

Calor! Conta de água aumenta 30% durante o B-R-O-Bró

A temperatura que ultrapassa os 40º e a baixa umidade do ar são as responsáveis pelo aumento do consumo de água.

Por conta da chegada das altas temperaturas e da baixa umidade do ar, o consumo de água apresenta grandes elevações nos meses do B-R-O-BRÓ, onde a temperatura constantemente ultrapassa os 40º. De acordo com a Agespisa, nos meses mais quentes do ano, o aumento no consumo de água varia entre 20% a 30% em relação aos demais meses.

O aumento no valor da conta de água já é esperado por grande parte da população piauiense. A dona de casa Rita Campos Feitosa está inserida no grupo de pessoas que aumentaram o consumo em suas residências, pelo fato de o clima estar seco e quente. Segundo ela, por conta desse primeiro mês de B-R-O-BRÓ, a conta de água da sua casa apresentou um aumento de 10%.

?Já me organizei e comecei a colocar em prática algumas técnicas para diminuir o consumo de água. Agora, quando estou lavando roupa, coloco um balde para coletar a água que eu utilizo para poder reutilizá-la depois em outra situação.

A partir de medidas como essa tento reduzir os possíveis gastos maiores?, afirma a dona de casa ao ressaltar que neste período o número de banhos tomados diariamente pelos integrantes da família teve um grande aumento.

Segundo a Agespisa, a produção de água potável produzida pela empresa é suficiente para atender a demanda, mas o desperdício é o que acarreta o desnível entre produção e consumo.

Atualmente, a empresa está produzindo 235 milhões de litros de água por dia em seu complexo de produção, que inclui três estações de tratamento de água, na zona Sul de Teresina.

A produção de água da capital também é reforçada por 50 poços existentes em vários bairros, com uma concentração maior na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte. Com os poços, a produção diária total de água em Teresina chega a 250 milhões de litros.

Fonte: Aline Damasceno