Contrato de gestão com o CEIR será reavaliado pela Sesapi

Em visita técnica ao CEIR na manhã desta quarta (30), o secretário Mirócles Veras garantiu a reavaliação do contrato

Em visita técnica ao Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) na manhã desta quarta-feira (30), o secretário de Estado da Saúde, Mirócles Veras, garantiu a reavaliação do contrato de gestão entre o Estado e o Centro, a fim de que novos recursos sejam assegurados para a população tenha um melhor acesso aos serviços oferecidos pela entidade, que é referência nacional em atendimento de reabilitação, além da produção de próteses e órteses, confeccionadas em estrutura própria do Centro.

?A principal constatação que obtive aqui no CEIR foi a subutilização dos serviços, tão quantitativos e qualitativos que aqui existem. Acho que muito mais pessoas poderiam usufruir deste que é um dos melhores centros de reabilitação do país. Por isso, nós vamos reavaliar esse contrato de gestão, a fim de que novos recursos sejam repassados em prol da assistência. De imediato, nós já estamos acertando que o CEIR Móvel seja levado aos municípios piauienses com maior intensidade?, disse o secretário Mirócles Veras.

De janeiro a março deste ano, o CEIR já realizou 32.661 atendimentos, sendo 5.897 consultas, 17.124 terapias, oficina ortopédica e CEIR Móvel foram 3.536 pessoas assistidas, além de 6.104 procedimentos no centro de diagnóstico, totalizando uma média de 1.563 pacientes atendidos por mês.

Já em 2013, o Centro realizou 159.460 atendimentos, numa média mensal de 1.511 pacientes atendidos: foram 29.175 consultas, 78.875 terapias, 20.746 na oficina ortopédica/CEIR Móvel, e 30.664 em procedimentos no centro de diagnóstico. Os números são disponibilizados na área de estatísticas do portal na internet do CEIR: www.ceir.org.br.

?É muito gratificante receber a visita do secretário Mirócles Veras, que, neste momento, representa do Governo do Estado. Isso nos garante um equilíbrio financeiro, uma aproximação desse equilíbrio para a instituição, possibilitando um crescimento e um atendimento maior à população de todo o Piauí?, frisou Aderson Luz, superintendente multiprofissional do CEIR, que recebeu a visita do secretário com a equipe administrativa do Centro.

Responsável pela administração do CEIR, a Associação Piauiense de Habilitação, Reabilitação e Readaptação (Associação Reabilitar) cumpre o contrato de gestão com o Governo do Estado na gestão do Centro. São 16 integrantes, entre representantes do Governo e da sociedade civil organizada, com a presidência do neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale.

Atualmente, o valor do contrato de gestão é de R$ 410 mil. ?Nós vamos estudar esse valor e levá-lo ao governador Zé Filho, para que analise o reajuste?, pontuou Mirócles, que assegurou, ainda, a continuidade do processo de ampliação da fábrica de próteses e órteses, com a readequação de um imóvel que está localizado ao lado da sede do CEIR.


Contrato de gestão com o CEIR será reavaliado pela Sesapi

Contrato de gestão com o CEIR será reavaliado pela Sesapi

Fonte: Ascom