Convenção da ONU em cordel sobre direito dos PCDs acontece em THE

A oficina será realizada no dia 30 de novembro na capital

Image title

Informação, cidadania e cultura. Com essa combinação, chega a Teresina a oficina Uma vida igual para todos no compasso do Cordel, uma iniciativa do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), com o intuito de difundir a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A Convenção foi incorporada à legislação brasileira em 2009, com equivalência de emenda constitucional.

A oficina combina palestra e apresentação em literatura de cordel sobre o tema. Em Teresina, a oficina será realizada no dia 30 de novembro, das 8h00 às 12h00, no Auditório do Centro Integrado de Reabilitação. O evento também tem o objetivo de, com metodologias lúdicas, arte, poesia e música, multiplicar formadores de opinião para o combate ao preconceito. Além de Teresina, até o fim do ano, as oficinas percorrerão mais nove capitais: Natal (RN), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS),Recife (PE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Manaus (AM), São Paulo (SP) 

Para o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, as oficinas refletem o avanço que o país vive em relaçãà inclusão desse grupo. Destaque para a recente aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, responsável por colocar o Brasil entre os países com legislação mais avançada sobre o assunto. Conseguimos ampliar significativamente o acesso das pessoas com deficiência à saúde, educação, ao mercado de trabalho e a linhas de crédito, entre muitos outros direitos, por meio de um conjunto de políticas públicas implantadas nos últimos anos. Com essas oficinas, queremos ampliar a conscientização dos direitos da pessoa com deficiência e integrá-las mais à sociedade”, afirma.

Fonte: Portal MN