COREN-PI promoveu 2º Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos

Durante o encontro, a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a supervisão do enfermeiro estiveram em evidência

Com o propósito de discutir sobre a responsabilidade técnica e atuação do profissional de enfermagem nos hospitais da capital e do interior do Estado, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI) realizou nesta sexta-feira, dia 15, o 2º Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs), no auditório da autarquia.

A presidente do Conselho, Silvana Santiago e a coordenadora do setor de fiscalização, Amparo Vieira, informaram as ações que o plenário vem executado desde o início da atual gestão aos RTs da Área Hospitalar dos hospitais do Estado. ?Por meio destes encontros, estamos explicando passo a passo de como o COREN-PI vem fiscalizando o exercício profissional da enfermagem. Os enfermeiros responsáveis técnicos precisam estar mais cientes da importância do cargo que possuem para regulamentação da segurança do paciente e da segurança da saúde do trabalhador.?, explica Silvana Santiago.

A diretoria da autarquia orientou que os responsáveis técnicos realizem a coleta de dado, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação nas instituições de saúde que trabalham, seja ela pública ou particular. Através da ficha de atualização de cadastro do profissional, da lista dos profissionais que atuam no centro cirúrgico, do relatório de irregularidades das instituições e da relação de entrega da carteira dos profissionais o COREN-PI terá um apoio dos RTs no exercício profissional.

?Conhecedores das suas atribuições os RTs também ficaram informados de como é desenvolvida a atividade de fiscalizações. Além disso, explicamos como se dar a origem de um processo ético e o que ele acarreta para carreira profissional daqueles que não segue as normatizações?, destaca a presidente, acrescentando dados sobre os custos e o fluxo de dívida ativa que o COREN-PI possui em relação a essas e outras atividades.

Durante o encontro, a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a supervisão do enfermeiro estiveram em evidência, o qual provocou discussões e debate entre os responsáveis técnicos presentes e a diretoria do Conselho. ?O encontro visa esclarecer dúvidas com relação às atividades exercidas pelo COREN-PI e as responsabilidades que os responsáveis técnicos de enfermagem devem seguir?, enfatiza Amparo Vieira.

Fonte: Assessoria