CPI da Violência convoca Tarso para falar sobre segurança no RJ

Convocação ocorre após episódios de violência na capital carioca

A CPI da Violência Urbana da Câmara dos Deputados convocou nesta quarta-feira (21) o ministro da Justiça, Tarso Genro, para falar sobre a segurança no Rio de Janeiro. A audiência deve ocorrer na próxima quarta-feira (28). A convocação tem como base os episódios de violência registrados na cidade neste final de semana, inclusive a derrubada de um helicóptero da polícia militar.

Na noite dessa terça-feira (20), moradores de bairros da Zona Norte da cidade deixaram suas casas com medo de novos ataques. O autor do requerimento é o deputado José Aníbal (SP), líder do PSDB. Ele deseja a presença do ministro para discutir o repasse de recursos do governo federal para ajudar no sistema de segurança do estado do Rio de Janeiro.

O secretário de segurança pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, chegou a dizer que a ordem para os conflitos partiu do presídio federal de segurança máxima de Catanduvas (PR). Tarso negou a informação. O requerimento foi aprovado em votação simbólica, com o apoio da base aliada. O relator da CPI, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), disse já ter negociado com o ministro a presença para a próxima quarta-feira (28).

Fonte: g1, www.g1.com.br