Cresce o número de queimaduras causadas por potó em Teresina

O potó libera uma substancia que causa irritação na pele humana

Image title

Com o fim do período chuvoso, um dos bichinhos mais temidos pelos Teresinenses são os potós. Os potós são perigosos e podem causar o maior estrago na nossa pele. Por serem atraídos pelo calor, normalmente procuram dobras do nosso corpo como no pescoço, junções dos braços e das pernas.

O potó é conhecido pelo nome científico depaederus irritans, parece com uma formiga, mas na verdade ele faz parte da família dos besouros, e é muito comum na região norte e nordeste.

O besouro não sai por ai “mijando”, na verdade esses bichinhos possuem glândulas pigidiais no abdome que secretam uma substância com propriedades cáusticas e vesicantes (causadora de vesícula) para a pele. O ataque dos potós causa uma queimadura do tipo química que resultam em eritema, coceira, bolhas e ulcerações. A lesão causada pelo Paederus é conhecida como Dermatite purulenta e em alguns casos demora de 15 a 20 dias para sair da pele.

Quando perceber que o potó entrou em contato com sua pele o melhor a fazer não é matar, porque ele não possui orgão excretor e a substância que ele libera acontece no momento do trauma que você causa a ele. O certo é retirar o inseto da pele com um assopro ou usando um pedaço de papel nunca esmagando o inseto.

Image title

Se mesmo assim você foi vítima do besouro, o melhor a fazer é lavar a lesão com água e não usar nada caseiro. Se a lesão apresentar alguma infecção procure um demartologista./Uma coisa que precisa ser dita é que a queimadura é proporcional a quantidade de Pederina liberada durante o trauma, então quanto mais ele esfregar maior a chance de espalhar essa substância e aumentar a queimadura.

Prevenção

Uma das medias preventivas é trocar a luz branca pela luz amarela, já que esse tipo de iluminação ajuda na sua reprodução. Outra solução é acionar uma empresa especializada em desinsetização para pulverizar as áreas aonde esses insetos costumam aparecer.

Matar o inseto com a palma das mãos e sola do pé também resolve, já que a substância produzida pela inseto não causam queimaduras nessas partes do corpo.

Fonte: Meio Norte