CRF-PI leva a Floriano a ação Farmacêutico na Praça

CRF-PI leva a Floriano a ação Farmacêutico na Praça

o Conselho Regional de Farmácia realiza ação social em Floriano, na quinta-feira, com o evento “Farmacêutico na Praça”

Esta semana, de 22 a 26, acontece em todo país ações pela Semana Nacional do Farmacêutico, que marca a celebração do Dia Internacional do Farmacêutico, dia 25. No Piauí, o Conselho Regional de Farmácia realiza ação social em Floriano, na quinta-feira, com o evento “Farmacêutico na Praça”.

Durante toda a manhã, farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia, atenderão a população da cidade. Serão oferecidos os seguintes exames: aferição de pressão, índice glicêmico, ICM (índice de massa corpórea) e tipagem sanguínea, mas o objetivo principal é informar sobre o uso racional de medicamentos, o perigo da automedicação e a importância do farmacêutico no balcão da farmácia, para orientar e tirar dúvidas.

A Semana Nacional do Farmacêutico acontece logo após a aprovação da nova lei da Farmácia, que confirma o que já preconizava uma lei anterior, sobre a obrigatoriedade da presença do farmacêutico nas farmácias e drogarias. Dois mil e quatorze é também o ano em que as entidades farmacêuticas destacam a valorização dos profissionais da classe.

Para o secretário-geral do CRF-PI, Osvaldo Bonfim, a Semana Nacional do Farmacêutico, tendo seu ponto alto na quinta-feira, com o Dia Internacional do Farmacêutico, é um momento para evidenciar a importância de ter um profissional qualificado atendendo nas farmácias e drogarias, dispensando medicamentos em clínicas e hospitais, além de industrias e laboratórios. “A presença do farmacêutico é uma necessidade que a sociedade não pode mais ignorar. A população precisar ter assistência farmacêutica de qualidade e nós do CRF, estamos dia a dia lutando por essa primordialidade”, explica Bonfim.

O conselheiro do CRF, Raulino Firmino, explica a escolha da cidade de Floriano para realização do evento. “Como sempre fizemos ações informativas na capital, este ano preferimos levar o Conselho até o interior e Floriano é ideal. Pela quantidade de habitantes, já que é uma das maiores cidades do Estado, e também por ser a única fora de Teresina que oferece o curso de Farmácia”, revela Firmino.


Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 

 

Fonte: David Carvalho