Criado no Piauí, Canal Educação se torna modelo para outros países

Programa promove aula para 170 municípios do estado do Piauí.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O programa Canal Educação, que promove aulas em tempo real e simultâneas para 170 municípios do estado do Piauí, pode ser exportado para outros países. O Peru, país da América do Sul, já contatou a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), mostrando interesse no programa e, em junho, a secretária da Educação, Rejane Dias, deve ir a Porto Rico apresentar a ação em congresso internacional promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

“A vice-presidência do Peru entrou em contato conosco mostrando interesse em conhecer e levar nossa experiência para o país deles. Devemos nos encontrar em Porto Rico para o Congresso Internacional de Educação Virtual, promovido pela OEA”, comentou o coordenador do Canal Educação, Ellen Gera.

A secretária Rejane Dias foi convidada para o evento, que será de 20 a 24 de junho, na capital do país, San Juan, para fazer uma apresentação sobre o Canal Educação em data ainda não definida. “É uma honra saber que esse trabalho já é reconhecido no Brasil e, agora, em outros países. Mostra que o Piauí tem potencial para inovar e ganhar destaque pelo seu trabalho em qualquer área e não apenas pela Educação”, comentou Rejane.

Ela acrescenta que o Canal Educação é uma das diversas ações que a Secretaria da Educação vem desenvolvendo com o uso da tecnologia. A Seduc também criou o aplicativo para telefone celular para auxiliar estudantes que irão fazer o Enem, o Mobieduca.Me (que controla a frequência dos alunos); o sistema informatizado de lotação dos professores, entre outras soluções.

Ellen Gera declara que o governo do Peru solicitou um momento em particular para a apresentação do programa. “É possível que eles visitem nosso estado para conhecer de perto o Canal Educação. Vamos definir essa agenda durante nosso encontro”, comentou o coordenador.

Canal Educação

O programa tem o objetivo de levar ensino presencial por mediação tecnológica ao máximo de municípios do estado e promover uma série de serviços para a rede estadual de educação. As aulas são ministradas a partir de dois estúdios localizados em prédio anexo à TV Antares.

Recentemente, teve concluída a modernização do Estúdio 1, que agora conta com o auxílio de exibição de imagens em 3D e outros efeitos para apresentação das aulas. O Canal Educação promove aulas para todas as séries do Ensino Médio, Ensino de Jovens e Adultos (EJA Administração), do preparatório do Enem e transmite as revisões do Enem Seduc.

Atualmente, as aulas são transmitidas para 170 municípios em 300 pontos de recepção. A proposta é, até o final de 2016, ampliar para 400 o número de salas com os equipamentos para recepção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES