Criança aciona alarme de incêndio e causa tumulto em shopping, no AM

Testemunhas afirmam que houve correria dentro do Shopping Ponta Negra.

O alarme de incêndio do shopping Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, foi acionado na noite desta sexta-feira (15), causando um tumulto no centro de compras. De acordo com pessoas que estavam no local, assim que o alarme soou, várias pessoas se apressaram em busca de uma saída do shopping, porém, cerca de cinco minutos após o ocorrido, a administração do estabelecimento emitiu um aviso através das caixas de som explicando que tudo não passou de um incidente com o dispositivo de alarme manual.


Criança aciona alarme de incêndio e causa tumulto em shopping, no AM

Segundo o estudante Maurício Ghidalevich, de 21 anos, que estava no local no momento da confusão, a correria assustou muita gente. "A gente ficou apavorado quando viu o pessoal tentando sair do shopping. Tentei falar com os seguranças mas eles não sabiam informar o que tinha acontecido. Só dava pra ouvir o alarme e algumas pessoas gritando", disse.

Já a radialista Edilene Mafra, que também estava no shopping no momento do ocorrido, relatou que a confusão se deu pelo o que ela classificou como "falta de sinalização e informação adequadas". "As pessoas começaram a ficar preocupadas porque a sinalização para as saídas é ruim e foi uma falta de informação total. Ninguém sabia dizer o que estava acontecendo", completou.

A atendente Aline Tavares, de 32 anos, estava na praça de alimentação no momento em que a confusão teve início. Ela contou que não quis esperar para saber o que estava acontecendo e decidiu tentar sair do shopping o mais rápido possível. Aline disse que chegou a ver fumaça dentro do estabelecimento. "A gente desceu a escada correndo porque não sabia o que era. A gente só viu a fumaça e o barulho do alarme, nem terminei de comer", contou.

A administração do Shopping Ponta Negra explicou que central de monitoramento e segurança informou que o alarme manual de incêndio foi acionado por uma criança. O shopping informou ainda que o estabelecimento também possui alarme contra incêndios sensível à fumaça e que são acionados automaticamente em caso de emergência, fato que, segundo o estabelecimento, não ocorreu.

Fonte: G1