Crianças são atendidas gratuitamente pelo PSE

Crianças são atendidas gratuitamente pelo PSE

O projeto de consultórios itinerantes ainda está em sua fase inicial, atendendo apenas crianças com dificuldades de enxergar

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTE SÁBADO (21) DO JORNAL MEIO NORTE

Crianças da rede municipal e estadual de ensino estão sendo atendidas gratuitamente por um novo projeto do Programa do Saúde na Escola (PSE). A ação do Governo Federal está levando atendimento oftalmológico a crianças que têm dificuldades em enxergar, provocando mal rendimento escolar.

O projeto de consultórios itinerantes ainda está em sua fase inicial, atendendo apenas crianças com dificuldades de enxergar, mas logo mais, o projeto também dará atendimento odontológico. As consultas tiveram inicio essa semana, atendendo seis crianças em turnos da manhã e tarde no estacionamento da Biblioteca Central da Universidade Federal do Piauí. O objetivo da ação é identificar precocemente crianças e adolescentes com problemas de visão que possam estar sendo prejudicados no aprendizado.

Para selecionar as crianças que irão ser atendidas, as escolas fazem uma triagem com os alunos que relatam problemas na visão. "Muitos alunos têm dificuldade de aprendizagem, até mesmo não conseguem ler direito por conta da má visão. A escola seleciona esses alunos e outros que passaram por um exame e as trazemos aqui", conta a professora Flávia Letícia Soares.

Após a consulta médica, caso constatado que a criança ou adolescente precise usar óculos, o projeto os disponibilizará gratuitamente, feitos no local por um técnico óptico optometrista.

Ao todo serão 273 escolas assistidas com 2.800 profissionais da área da saúde envolvidos. O projeto ainda está começando, mas tem o objetivo de passar por outras cidades do interior Piauí.



















Fonte: Rhauan Macedo