Cuidado com a hidratação deve ser redobrado no B-R-O-BRÓ; veja as dicas!

Refrescar a garganta é hidratar o corpo

Refrescar a garganta é hidratar o corpo. Em períodos quentes como o que estamos passando, ninguém pode relaxar e deixar de lado a ingestão de líquidos, seja com sucos ou simplesmente água. Os teresinenses já sentem na pele a chegada do período mais quente do ano, conhecido como “B-R-O-BRÓ”, quando as temperaturas ficam ainda mais elevadas. E a regra básica para enfrentar o calor intenso é a hidratação. Para compensar a perda de água e sais minerais, eliminados através do suor, é necessária a ingestão constante de líquidos. A quantidade de líquido perdida a cada 24h deve ser reposta para manter o funcionamento ideal do corpo. No calor, nada mais saudável e refrescante do que ingerir uma bebida gelada.

Em um copo de suco de fruta, por exemplo, pode-se obter várias vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Mas vale lembrar que na escolha dos sucos devem ser evitados os embalados em caixinhas ou similares, pois estes possuem muitos conservantes e não trazem a quantidade de vitaminas encontrada no suco natural ou de polpa. Pesquisas feitas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), com amostras desses sucos industrializados, de diferentes marcas e sabores, analisaram os níveis de açúcares e fruta presentes nessas bebidas. Os resultados comprovam, eles não contêm o teor de polpa ou suco de fruta exigido por lei, e ainda possuem adição elevada de açúcar. Nesse caso, o mais indicado é que sejam consumidos sucos produzidos com a própria fruta ou com sua polpa. “Nós oferecemos aos nossos clientes várias opções de sucos naturais. Ótima opção tanto no período mais quente, como no tempo frio, e combina com todo tipo de alimentos.


 

O suco natural possui diversas vitaminas e faz bem à saúde”, afirmou o empresário Flaviano Sampaio, franqueado da rede brasileira de fast-food, especializada em comida árabe, Habib’s. O suco ajuda o corpo a assimilar os valiosos nutrientes encontrados nos alimentos. A digestão rápida e fácil desses alimentos dá mais energia e saúde. A bebida também contribui para fortalecer o sistema imunológico, tem ação específica na prevenção e controle de algumas doenças, ajuda na redução dos níveis de gordura do sangue, além de facilitar o desempenho de todo o sistema digestivo. Para o cardiologista Victor Lira, aliar a prática de atividades físicas, a uma alimentação balanceada e a ingestão contínua de líquidos são essenciais para a manutenção da saúde do coração. “Com as altas temperaturas, é importante que as pessoas se mantenham hidratadas, até mesmo para poder praticar com segurança os exercícios físicos”, explica.

Quanto aos sabores, diversas opções de sucos de frutas trazem benefícios para a saúde. Para prevenção de ataques cardíacos e derrames, por exemplo, o combinado de acerola, maçã, uva e morango é muito indicado, além de delicioso. Rico em acetilcolina, o popular suco de maçã pode ajudar a manter a saúde do cérebro em dia; o suco de abacaxi ajuda o organismo a digerir proteínas e regula o funcionamento do intestino; enquanto o suco de limão é rico em bioflavonóides e desempenha um papel importante como liberador de toxinas no organismo.

Curta o Portal Meio Norte nas redes sociais

 

Fonte: Jornal Meio Norte