Cuidados higiênicos são necessários para evitar conjuntivite

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular,

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTE SÁBADO (8) DO JORNAL MEIO NORTE

Apesar de ser uma doença que pode aparecer em qualquer época do ano, a conjuntivite é mais comum nesse período de final de ano. Alguns casos já começaram a ser registrados na capital, nas últimas semanas. Por causa disso, é hora de redobrar os cuidados higiênicos, principalmente com as mãos, principal forma de evitar esse problema.

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular, que conhecemos como o branco dos olhos, e o interior das pálpebras. Em geral, a doença ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas.

A doença demanda cuidados e, se tratada de forma correta, em poucos dias vai embora. No entanto, se não tiver o tratamento necessário, ela pode se complicar e se transformar em um caso mais grave. “O vírus que causa a conjuntivite é de contaminação fácil, mas pode ser evitado com cuidados simples como. Mas caso se contraia a doença, o tratamento correto é muito importante, principalmente se o tipo de conjuntivite for bacteriana ou alérgica, pois esses casos são mais fáceis de haver complicação”, disse a oftalmologista Patrícia Martins.

 

Repórter: Pollyana Carvalho

Fonte: Pollyana Carvalho