Curioso: Maior editor da Wikipedia do mundo está "desempregado"

Curioso: Maior editor da Wikipedia do mundo está "desempregado"

Em sete anos, ele editou um milhão de artigos na enciclopédia virtual colaborativa sem ganhar um centavo.

Justin Knapp, 30, poderia ser apenas um americano vítima da crise e que tem se sustentado com empregos temporários. Porém, Knapp, que vive em Indianapolis (Indiana), é o maior editor da Wikipedia do mundo. Em sete anos, ele editou um milhão de artigos na enciclopédia virtual colaborativa ? entenda edição como criação de novos e a alteração de artigos já existentes ? sem ganhar um centavo.

A título de curiosidade, para alcançar a marca de Knapp, uma pessoa teria que passar os próximos sete anos da vida alterando cerca de 390 artigos por dias, sem pausas no fim de semana. A data exata em que o americano alcançou a marca de 1 milhão de artigos foi 20 de abril (clique aqui para ver a lista com os maiores editores da Wikipedia). Na ocasião, os editores da Wikipedia o parabenizaram e até chegaram a dizer que era o ?Dia do Justin Knapp? (Justin Knapp?s Day). Até Jimmy Wales, fundador da enciclopédia virtual, parabenizou publicamente o editor pelo feito.

Atualmente desempregado, o americano sobrevive fazendo bicos de entregador de pizza, trabalhando como babá ou cortando grama em seu bairro. Apesar dos trabalhos temporários, Knapp é formado em filosofia e ciências políticas pela Universidade de Indiana.

Questionado pelo UOL Tecnologia sobre o motivo que o levou a editar tantos artigos, Knapp diz que usar a Wikipedia para ele é como um hobby. ?Editar na Wikipedia é uma atividade de lazer relaxante, mas também é uma forma que eu posso expressar alguns valores que são importantes para mim?, disse. Acompanhe a seguir os principais trechos da entrevista por e-mail com o maior editor da Wikipedia do mundo:

UOL Tecnologia: O que você faz da vida?

Justin Knapp: Eu estava trabalhando como entregador de pizza, mas eu perdi meu emprego recentemente. Ultimamente, tenho feitos pequenos trabalhos cuidando de crianças, cortando grama, etc.

UOL Tecnologia: Você, inicialmente, editava anônimo na Wikipedia. Por que você se cadastrou formalmente no site?

Knapp: Eu decidi ter um login para que eu pudesse ter alguma atribuição pelas minhas edições. Dessa forma, alguém pode mostrar que é o responsável em adicionar novos conteúdos. Eu também quis ter um perfil em função de valores políticos e eu queria deixar claro que eu tinha certos valores.

UOL Tecnologia: Com qual frequência você edita arquivos na Wikipedia? Você tem alguma preferência de período para começar a editar?

Knapp: Eu edito artigos quase todos os dias e na maioria das vezes começo à noite. Geralmente, vou dormir de manhã e acordo por volta do meio-dia.

UOL Tecnologia: Dos artigos que você escreveu, quais você sente orgulho de ter feito?

Knapp: Eu tenho muito orgulho do artigo que fiz sobre a bibliografia de George Orwell (disponível em inglês) e do artigo sobre o álbum ?Everything That Happens Will Happen Today? [fruto de uma colaboração entre David Byrne e Brian Eno]. Eu me empenhei muito nesses dois artigos. Pra mim, eles são contribuições de alta qualidade.

UOL Tecnologia: O que o motiva a editar artigos na Wikipedia sem ganhar nada?

Knapp: Editar na Wikipedia é uma atividade de lazer relaxante, mas também é uma forma que eu posso expressar alguns valores que são importantes para mim como: compartilhamento, conhecimento, comunidade, liberdade e igualitarismo. Penso da seguinte forma: se eu tenho um hobby que eu gosto e eu também posso expressar quem eu sou, isso é ótimo.

UOL Tecnologia: Após o anúncio que você é o maior editor da Wikipedia, alguma coisa mudou em sua vida? Você já está popular onde você mora?

Knapp: Eu fui inundado com pedidos de entrevista nos últimos dois dias. Em um ou dois dias isso vai acabar, mas ao mesmo tempo, considero o momento positivamente surreal.

UOL Tecnologia: Você tem uma média de 390 arquivos editados por dia nos últimos 7 anos. Você se considera um viciado em Wikipedia?

Knapp: Eu uso muito a internet, especificamente a Wikipedia. Definitivamente, eu não aconselharia a ninguém editar da forma que eu faço ? com certeza, há formas melhor de gastar o tempo. Mas é o que eu disse: é isso que me diverte e algo que eu me sinto bem em fazer. Por isso tenho tanto orgulho por contribuir.

UOL Tecnologia: Um estudo recente diz que seis em cada dez artigos da Wikipedia contêm erros de informação. O que você acha disso? Você considera a Wikipedia uma fonte confiável de informação?

Knapp: A Wikipedia é tão confiável quanto suas fontes, que é o que ocorre com todo tipo de publicação. A enciclopédia virtual não publica estudos inéditos, então depende de cada editor inserir as reivindicações e observações dos leitores para checar a precisão. Você não deveria confiar ou desconfiar de algo só por estar na Wikipedia: o leitor deve acessar as fontes.

Fonte: UOL