Cursinhos fazem nova revisão em THE

A 5ª etapa é preparatória para o Novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ainda sem data prevista

Mais uma etapa dos Cursinhos Populares foi realizada no Ginásio Poliesportivo Dirceu Mendes Arcoverde, o Verdão, promovida pela Gerência de Ensino Médio, da Diretoria de Ensino-Aprendizagem, da Secretaria Estadual da Educação e Cultura, (Seduc), e executada pelo Instituto Cívitas (Cidadania e Políticas Públicas). Neste domingo (04), a revisão de Linguagens e Códigos teve início às 8h e deve se estendeu até o meio-dia.



A 5ª etapa é preparatória para o Novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ainda sem data prevista. Segundo informações do coordenador estadual de Comunicação Social, professor Wellington Soares, a etapa também prepara os alunos para os vestibulares da Universidade Estadual do Piauí, que acontecerá de 29 a 30 de novembro, possivelmente após o Novo Enem.

A revisão deste domingo ficou por conta do professor Wellington Soares e das professoras Nereyda Áurea e Hilda Lene. Na avaliação de Nereyda, o adiamento da prova do Novo Enem causou muitos transtornos, sobretudo, para os alunos. No entanto, ela acredita que é possível tirar vantagem da nova situação. ?De nossa parte, vamos fazer o melhor?, ressaltou.

Wellington Soares disse que o adiamento do Enem prejudicou o andamento das revisões para os alunos. ?Atrapalhou o aluno do ponto de vista psicológico. Houve um arrefecimento, mas a vantagem é que os estudantes ganham mais 45 dias para se preparar melhor?, disse.

Ao abrir a revisão deste domingo, Wellington Soares pediu às centenas de alunos presentes no Verdão para não desanimem. Ele destacou que não haverá mudança de rotina do Projeto Cursinhos Populares, por conta do vazamento da prova do Enem. Ele anunciou um novo café-aula, em data a ser definida, e também a realização de um vestibular simulado no dia 1º de novembro, para alunos do 3º ano de escolas públicas e para quem estudou o Ensino Médio nessas escolas.

Ele explicou aos alunos que o simulado será realizado nas próprias escolas, tanto em Teresina com no interior, e vai simular a real situação de estresse a que os vestibulandos são submetidos. ?Os portões fecharão pontualmente às 8h e que chegar no minuto seguinte já não vai participar?, avisou.

Wellington Soares disse que os alunos que se destacarem concorrerão a prêmios que ajudarão nos estudos, como notebooks e monitores de TV. Ele pediu aos alunos manterem contato com o Instituto Cívitas, para obterem mais informações sobre as próximas etapas do programa. ?Levem em conta que estamos na reta final, portanto, não se desmobilizem?, pediu, acrescentando que o próximo encontro de revisão será no dia 18 deste mês, também no ginásio Verdão.

Oportunidade

Os alunos ficaram desapontados com o adiamento das provas do Novo Enem, mas procuram tirar proveito. É o caso de Djane Medeiros, que concorrerá para uma vaga no curso de Medicina. A estudante elogiou o Projeto Cursinhos Populares, que segundo ela, ?abre oportunidades para alunos de escola pública concorrerem em igualdade de condições com os da rede privada?, e ressaltou que vai aproveitar o tempo extra que ganhou, com a mudança de data do Novo Enem.

Para o aluno Ari Veras Silva, que vai concorrer para História, a metodologia dos Cursinhos Populares possibilita rápida adequação dos alunos. ?Venho acompanhando as aulas e vejo que há uma sequência lógica que facilita o aprendizado?, disse.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br