Curso sobre controle de dengue será ofertado para 240 pessoas

Serão utilizados vídeos, exposições dialogadas e material educativo

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá realizar curso de capacitação para controle e prevenção de dengue, zika e chikungunya para 240 pessoas que atuam em imobiliárias, construtoras e escolas na capital. A aula inaugural acontecerá amanhã, 8, a partir das 8h, no auditório da FMS.

O curso será formado por oito turmas e terá carga horária de oito horas, sendo quatro horas de aula teórica e quatro horas de aula prática para cada turma. As aulas teóricas acontecerão na FMS e as práticas na Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (GEVISAST), localizada na Rua Riachuelo, 2988, Matadouro.

“O combate ao mosquito Aedes aegypti, causador de diversas doenças, como a zika, é de responsabilidade dos órgãos públicos e de toda a população. A sensibilização da população e a adoção de medidas preventivas e de eliminação do vetor são de fundamental importância para o controle e combate das doenças”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS e uma das palestrantes do curso.

Durante a capacitação serão utilizados vídeos, exposições dialogadas e material educativo. Além disso, será feito uma prática de campo com os participantes para vivenciarem “in loco” as ações de prevenção e controle ao Aedes aegypti.

“Nosso objetivo é promover o aprendizado e a qualidade das ações de prevenção e controle do Aedes aegypti e formar multiplicadores para fortalecer e reduzir a infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika”, explica Júlia Mesquita Rocha, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação (NESC/FMS).

Fonte: Com informações da Assessoria