PI: Sesapi aponta mais de 4 mil casos de Dengue em 2014

PI: Sesapi aponta mais de 4 mil casos de Dengue em 2014

No Estado, a Sesapi aponta que 43 municípios estão em situação de risco.

A diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Telma Evangelista, afirmou que os números relacionados aos casos de dengue no Piauí são preocupantes. Segundo ela, são 4500 casos de dengue no Estado.

?A situação é muito preocupante, pois temos municípios com alta incidência com mais de 300 por 100 mil habitantes, com índice de infestação predial também alta pelo mosquito. Onde a população de mosquitos está descontrolada, certamente poderemos ter muitos casos de dengue. Para isso, precisamos estar envolvidos no controle dessa doença.

Nesse contexto, a diretora assegura que há a necessidade de uma integração que envolva também a todos os profissionais de Saúde. ?É preciso não só nós, mas também a população. Lixo exposto é o maior risco para dengue, assim como a água parada e sem proteção.?

No Estado, a Sesapi aponta que 43 municípios estão em situação de risco. ?A Secretaria de Saúde está extremamente preocupada com essas ações nesses municípios. Dentre os municípios mais críticos são Cocal de Telhas, Alagoínhas, Esperantina, Coivaras, etc.?

Os mais jovens e idosos são as principais vítimas da doença, segundo a Sesapi. Em Teresina, o problema não é restrito a alguns bairros. Já no Piauí só no primeiro semestre de 2014 já há registrados mais de 4000 casos da doença, que avança consideravelmente. Só este ano já são 11 casos de Dengue Hemorrágica em todo o Estado.

Fonte: Denison Duarte