Dados revelam que partos normais aumentam em 63,5% em Teresina

O percentual é maior do que no mesmo período do ano anterior

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante o primeiro semestre de 2015, as maternidades da Prefeitura de Teresina, localizadas nos bairros Satélite, Promorar e Dirceu II, realizaram 2.694 partos. Deste total, 63,5% foram partos normais, percentual maior do que o verificado no mesmo período do ano passado (60,8%). Os dados são do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) do Ministério da Saúde.

Em Teresina, o Grupo Condutor do Município (GCM) da Rede Cegonha elaborou, no início do ano, plano com ações em saúde materna e infantil que estão sendo desenvolvidas pelas maternidades e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) municipais.

Segundo Íris Amaral, subcoordenadora do GCM, foram desenvolvidas diversas ações desde que o município aderiu ao programa Rede Cegonha, no ano de 2012: “Nesse período, houve um aumento de 35% no número de partos nas três maternidades do município. Além disso, ocorreu também a implantação de um modelo mais humanizado, elevando o número de partos normais e garantindo direito ao acompanhante a todas as gestantes.”, afirma.

Iris destaca também que a implantação da classificação de risco nas maternidades trouxe melhorias: “Foram estabelecidos critérios que classificam a gestação como de alto risco ou risco habitual. Se for gestação de alto risco, a gestante será encaminhada para fazer o pré-natal e também parir na Maternidade Dona Evangelina Rosa. Se o risco for habitual, a gestante pode fazer o pré-natal na UBS e depois é direcionada para uma das nossas três maternidades”.

Jesus Mousinho, diretora da assistência hospitalar da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), avaliou os resultados: “Os índices apontam para melhorias nesta área. É importante lembrar que todas as maternidades passaram por adequações para o atendimento que proporcione a humanização”, conta.

A diretora fala ainda sobre as reformas que tem sido feitas para proporcionar a humanização do parto: “Temos ainda duas importantes obras a serem entregues ao município. A reforma da maternidade professor Wall Ferraz, no Dirceu e o Centro de Parto Normal (CPN) no bairro Buenos Aires, uma importante estrutura que irá assegurar o parto humanizado”, diz.

REDE CEGONHA

A Rede Cegonha é parte da estratégia nacional do Ministério da Saúde para o atendimento das gestantes em maternidades e UBSs, visando à qualidade na atenção à saúde de mulheres e crianças e a redução da mortalidade. A estratégia chegou às maternidades da Prefeitura de Teresina em 2012, trazendo novos investimentos e reorganização no trabalho obstétrico e neonatal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES