Defeito em componente causou apagão no Nordeste, diz empresa

Parte do Nordeste fica sem luz após problema em linhas de transmissão

Um defeito no componente eletrônico denominado cartela ocorrido às 0h08 desta sexta-feira acionou indevidamente o sistema de proteção da linha de transmissão que liga as usinas de Luiz Gonzaga, em Jatobá (PE), à de Sobradinho (BA). Dessa maneira, ocorreu o apagão em sete Estados do Nordeste, segundo afirmou a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), por meio de nota.

Em sequência, às 0h21, houve o desligamento em Luiz Gonzaga. Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará foram afetados com interrupção de energia. A luz foi restabelecida plenamente às 4h37.

Segundo superintendente de Operação, João Henrique Franklin, "foi um evento considerado raro e a Chesf está trabalhando no Relatório de Análise de Perturbação, que será feito em conjunto com o Operador Nacional do Sistema (ONS) e com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)".

A recomposição das cargas começou às 1h10 em Fortaleza, 2h05 em Aracaju e Salvador, 2h15 em Recife, 2h25 em João Pessoa, 3h35 em Maceió e 4h10 em Natal. Franklin disse ainda que cabe a Chesf gerar e transmitir energia às concessionárias, que são responsáveis pela distribuição direta aos consumidores.

Fonte: Terra, www.terra.com.br