Delegacia registrará ocorrências de qualquer região da capital

Registro de ocorrência será feito em qualquer delegacia.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário estadual da Segurança Pública, Fábio Abreu, o delegado-geral de Polícia Civil, Riedel Batista, e os gerentes de policiamento da capital e delegacias especializadas conheceram, nesta terça-feira (11), o novo sistema de registro de Boletim de Ocorrência que será implantado nas delegacias do Piauí.

O novo sistema permite que o registro de ocorrência seja feito em qualquer delegacia. “Na prática, o cidadão pode se dirigir ao distrito mais próximo para registro do boletim, independente de onde tenha ocorrido o delito. Essas ocorrências estarão disponíveis para o titular da delegacia com atribuição legal para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, explica o secretário da Segurança.

De com o secretário, o novo sistema vai trazer mais comodidade à população e diminuir as subnotificações. “A polícia tem alguns crimes subnotificados como, por exemplo, pequenos roubos e furtos. Por exemplo, uma pessoa tem o seu celular roubado no Centro, quando estava indo para casa e não vai ao distrito daquela região para fazer o B. O. Com o novo sistema, ela pode ir até ao distrito do bairro onde mora para registrar o crime. Sabemos que com essa medida teremos um aumento estatístico de ocorrência, mas nossa gestão é transparente e nosso objetivo, de fato, é que o cidadão tenha mais comodidade para registrar um crime”, diz.

Fábio Abreu ressaltou que, apesar do distrito poder registrar qualquer tipo de ocorrência, alguns crimes, como violência doméstica e crimes contra menores, devem ser registrados, preferencialmente, nas delegacias especializadas. “Uma mulher que foi agredida pelo marido, pode fazer a denúncia no distrito mais próximo de sua casa. Mas, o ideal é que ela procure a Delegacia da Mulher, porque lá terá um atendimento mais especializado, com acompanhamento mais direcionado para a situação. Com a implantação do novo sistema, ela poderá escolher onde quer fazer a denúncia”, frisa.

O sistema está passando por ajustes antes de ser implementado e os policiais civis serão treinados para utilizá-lo. “Nós estamos ajustando e finalizando apenas no que se refere a roubo de veículo, porque no caso da Polinter, além do boletim de ocorrência, é necessário que haja o bloqueio imediato do veículo. Isso só é feito na Polinter, então, nós estamos desenvolvendo um sistema de alerta para que o policial que está lá na Polinter, ao ser registrada a ocorrência de qualquer delegacia, possa dar prosseguimento ao bloqueio do veículo”, informou.

O novo sistema de registro de boletim de ocorrência vai funcionar inicialmente em Teresina, mas de acordo com o secretário, a meta é que ele seja estendido para o interior do estado. “Vamos finalizar os ajustes e esperamos, que até o fim da próxima semana, possamos implantá-lo nas delegacias da capital e fazer o lançamento oficial para a população. Após o lançamento, vamos trabalhar para instalar em todo o Piauí”, comentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES