Deputados aguardam embarque após tentativa de golpe na Turquia

Parlamentares brasileiros estão no aeroporto de Istambul

Os deputados federais do Tocantins Cesar Halum (PRB) e Dorinha Seabra Rezende (DEM) estão no aeroporto de Istambul, na Turquia, aguardando para volta ao Brasil. Outros três parlamentares também estão na delegação. Eles participavam da visita da Comissão de Esportes da Câmara ao XVI Gymnasiade, uma das maiores competições escolares do mundo, na cidade turca de Trabzon.

Os parlamentares se preparavam para retornar ao Brasil quando o aeroporto foi fechado por militares durante a tentativa de golpe ao governo do presidente Recep Tayyip Erdogan.

"Após uma noite de muito conflito, muita tensão, sem dormir, estamos no aeroporto. A parte da manhã foi tensa porque liberaram apenas embarques para os EUA, mas agora por volta das 15h (horário local) todos foram liberados para fazer check-in. Então tem mais de 10 mil pessoas dentro do aeroporto, é uma loucura. Estamos com os cartões de embarque, só que não tem horário de voo, vai depender da chegada de aeronaves. Pelo menos temos a certeza que vamos sair daqui hoje", afirmou.

Conforme Halum, presidente da Comissão de Esportes, os estudantes de 13 a 17 anos devem começar a voltar ao Brasil neste domingo (17).

"Os 230 jovens, que estão na cidade de Trebzon, competindo na Gymnasiade começam a volta ao Brasil amanhã. Lá eles têm o acompanhamento da Confederação Brasileira de Desporto Escolar". Não há adolescentes do Tocantins entre os jovens que estão disputando os Jogos Mundiais Escolares.

Também estão em Istambul os deputados Fábio Mitidieri (PSD), Evandro Roman (PSD) e Roberto Góes (PDT).

Fonte: Com informações do G1