Descargas elétricas podem afetar rede e causar apagões

Descargas elétricas podem afetar rede e causar apagões

De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho da Eletrobras Piauí, Edilson Uchoa, o sistema elétrico brasileiro está todo interligado

No dia 15 de dezembro de 2012, 3,5 milhões de consumidores de 12 estados brasileiros ficaram sem energia elétrica durante uma hora. O motivo foi uma interferência eletromagnética provocada por um raio. Segundo o relatório da ONS - Operadora Nacional do Sistema Elétrico - no instante da pertubação havia uma sequência de descargas elétricas na região, o que ocasionou o apagão.

Esse episódio foi o mais recente no Brasil, mas situações como essa são mais comuns do que se pensa. De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho da Eletrobras Piauí, Edilson Uchoa, o sistema elétrico brasileiro está todo interligado e possui mecanismos de proteção para minimizar os efeitos das descargas atmosféricas. No entanto, alguns fatores facilitam as interferências eletromagnéticas.


Descargas elétricas podem afetar rede e causar apagões

?A nossa própria rede elétrica, de linhas de transmissão e da rede de distribuição elas já facilitam a atração da descarga atmosférica. Na maioria dessas descargas nosso sistema de proteção atua, alguns casos em que elas vem com uma intensidade de tensão muito maior de corrente e danificam a nossa rede?, explica o engenheiro.

Ele destaca ainda que, casos como uma falta de energia em Imperatriz ou Presidente Dutra, no Maranhão - como no ano passado foi registrado - podem tirar todo o sistema do ar no Nordeste ou até mesmo do Brasil inteiro devido a essa interligação de redes. As consequências da potência das descargas podem gerar prejuízos ainda nas redes elétricas residenciais e, por conta disso, é preciso que os consumidores tomem algumas medidas de proteção.


Descargas elétricas podem afetar rede e causar apagões

?A rede de distribuição próximas da gente possui a cada 40m aterramentos para a proteção da própria rede e para a segurança das pessoas. Porque, quando uma descarga dessa entra na rede ela precisa escoar e para isso existe o sistema de aterramento. Quando ele não funciona aí essa descarga vai para as residências?, explica o engenheiro Edilson Uchoa que orienta ainda as pessoas a terem um aterramento bem feito também, no local da entrada da rede elétrica doméstica, no ponto onde ocorre a medição.

?Se esse aterramento não for bem feito, essa descarga a mais causada por interferências de raios ou outros motivos pode entrar na rede e causar danos materiais como a queima de equipamentos que estejam ligados neste sistema?, finaliza.

Fonte: Marcilany Rodrigues