Descubra por que sentimos tanto frio quando saímos do banho

Por que sentimos tanto frio quando saimos de um banho quentinho?

Levantar da cama em uma dia frio é sempre uma tarefa ingrata, mas, certa vezes, mais díficl do que isso é sair do banho naqueles dias em que a temperatura do ambiente está mais baixa do que o comum. Ao por o pé para fora do chuveiro você logo sente aquele calafrio que ameaça te transformar em um picolé humano. Mas por que sentimos tanto frio quando saimos de um banho quentinho?

A resposta rápida é evaporação. Quando você sai do banho, a água espalhada por seu corpo começa a evaporar, se transformando em gás - e para fazer isso, precisa de energia, ou seja, de calor. O processo de evaporação "suga" o calor das gotas que estão em seu corpo, e a água começa a perder temperatura - e você também. A evaporação também absorve o calor de sua pele, fazendo você tremer ainda mais.

Dentro do chuveiro, a cortina ou porta que separa o seu box do restante do banheiro mantem o ar úmido e agradável. Mas o ar do outro não é tão úmido, o que acaba causando essa queda na temperatura quando você sai do banho.


Image title

Fonte: Com informações da UOL