Segurança: Descuido pode facilitar ação de ladrões

Muitos esquecem de cuidar da segurança da casa no período em que vão estar fora.

Carnaval vem com tudo e a preparação para as viagens começam a ser pensadas. Lembra-se de tudo para que o passeio seja o melhor possível, porém, muitos esquecem de cuidar da segurança da casa no período em que vão estar fora.

Este pequeno descuido pode gerar muita dor de cabeça às famílias que se deparam com suas casas arrombadas e completamente vazias ao retornarem das viagens.


Descuido pode facilitar ação de ladrões no feriado

Casos como esse são cada vez mais frequentes. Muitos ladrões aproveitam esses famosos feriadões para agir nas residências vazias. Segundo comandante de Operações Especiais da Policia Militar do Piauí, coronel Albuquerque, a ação criminosa é facilitada porque a maioria dos meliantes que fazem arrombamentos mora nas redondezas e conhecem a rotina dos moradores.

Os ladrões atuam em cima das deficiências de segurança nas casas, por isso, antes de viajar é essencial que as pessoas tomem algumas precauções.

"Referente às viagens, o primeiro passo é avisar a um parente ou a um vizinho próximo e deixar um telefone para contato", recomenda o coronel Albuquerque, ressaltando que as luzes dos quintais não podem ser deixadas acesas. "Muitos arrombamentos ocorrem durante o dia, com isso as luzes se tornam um chamativos para os criminosos".

O comandante da PM também sugere a procura por uma pessoa confiável que possa ficar na sua casa, para que o meliante acredite que a residência pareça estar habitada. Quem possui sistema eletrônico instalado deve fazer uma revisão antes de pegar a estrada.

Outra medida de segurança é apontada pelo comandante. "Passe no batalhão da área e deixe seu endereço e telefone. Porque na medida do possível fazemos uma ronda mais específica naquele local, mas dentro do limites, já que não dá para atender a todos".

Fonte: Jornal Meio Norte