Desempregado padece para dar entrada ao seguro-desemprego

Segundo a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Piauí a demora para conseguir vagas por agendamento se dá conta pelo limite de vagas

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA SEXTA-FEIRA (28) DO JORNAL MEIO NORTE

Acabaram as filas para dar entrada ao seguro-desemprego em Teresina, devido ao sistema online de agendamento, através do site do Ministério do Trabalho. Porém, aumenta o tempo de espera para dar entrada ao seguro (depois do agendamento), que dura mais de 1 mês, isso devido ao limite do número de vagas para o atendimento.

Essa espera para conseguir dar entrada ao seguro, prejudica os recentes desempregados. Dora, é uma dessas pessoas, ela relata os problemas apara efetivar a entrada ao seguro-desemprego. “Fiz o agendamento há 1 mês atrás e só tinha vaga para o dia 26 de novembro”, conta.

As carteiras de trabalho, que também são agendadas online, demoram cerca de 1 mês para haver vagas, e a partir do final o mês de dezembro serão suspensas para reformulação do sistema, sem ainda data definida para voltar a emissão das carteiras.

Segundo a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Piauí (SRTE/PI), responsável pela solicitação do seguro-desemprego, a demora para conseguir vagas por agendamento se dá conta pelo limite de vagas, quem em 2014 só terá até o dia 29 de dezembro “A cada 32 dias encerram os ciclos de vagas. Por conta disso, o sistema está passando por reformas para melhor atender a população. Mas o atendimento presencial continua normal”.

Repórter: Daniely Viana

Fonte: Daniely Viana