Desfile estima a presença de cerca de 50 mil pessoas amanhã em Teresina

Desfile em comemoração ao Dia da Independência do Brasil será realizado mais uma vez na Avenida Marechal Castelo Branco

Amanhã (7), o dia será marcado mais uma vez pela realização do desfile cívico-militar em homenagem a um dos marcos mais importantes para o país: a sua independência. Em comemoração aos 191 anos desse fato diversas entidades do estado se envolveram na organização do evento, que terá como palco a Avenida Marechal Castelo Branco, tendo início, impreterivelmente, às 7 da manhã.

De acordo com o coronel Márcio Santos, que estará no comando de policiamento do desfile, e que esteve ontem pela manhã na Marechal para fazer um planejamento mais detalhado da segurança, será designado um efetivo de 200 policiais para dar suporte ao evento. ?Esse número é relativamente o mesmo do ano passado. E quanto ao público, com base no evento realizado em 2012, são esperadas cerca de 50 mil pessoas?, afirma.

De acordo com a Polícia Militar do Piauí, participarão do desfile as escolas do estado e do município. A SEDUC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Estado) levará à avenida três escolas, e a SEMEC (Secretaria Municipal de Educação) contará com a participação de oito escolas da rede de ensino.

No evento também se farão presentes entidades civis, como a Ordem Demolay e a Marçonaria. Além disso, o Exército, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, bem como a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, que desfilarão tanto a pé, quanto motorizados.

Segundo informações disponibilizadas pelo coronel Sá Júnior, o desfile deverá se estender até às 10h. Em relação ao planejamento do Trânsito, foi informado que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS) em parceria com a Companhia Independente de Policiamento ? CIPTran e BPRE (Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual) ficaram encarregados pela disponibilização desse serviço.

VIAS DE ACESSO - A Polícia Militar informou ainda que as vias para o acesso à Avenida Marechal Castelo Branco estarão interrompidas, a exemplo da Rua Goiás até a Ponte João Isidoro França (Estaiada). Sobre isso, o diretor de Operações e Fiscalização da Strans, coronel Hudson Lima, esclarece que a Rua São Pedro é uma das quais terá o tráfego suspenso. ?Já no sentido Sul/Norte, do Balão CFAP (Centro de Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar) até à Câmara Municipal de Teresina será interditado, das seis da manhã até o meio-dia, ou, no máximo, às 13 horas tudo será normalizado?, explica.

As arquibancadas destinadas a receber cerca de 5 mil pessoas já se encontram montadas, assim como as tendas para aquelas que possuem necessidades especiais. Segundo informações da Polícia Militar, toda a logística do evento está a cargo da Prefeitura, do Cerimonial do Governo do Estado do Piauí e da Polícia Militar, sob o comando do Tenente Coronel Sá Júnior.

Fonte: Wherika Carvalho