Detentas da Penitenciária Feminina de Teresina serão capacitadas

As detentas passarão por capacitação a partir desta quinta-feira

Image title

A partir desta quinta-feira (22), as internas da Penitenciária Feminina de Teresina passam a receber qualificação profissional nas áreas de Embelezamento e Corte Costura. Através do programa estadual Qualifica Piauí, que capacita os piauienses em caminhões itinerantes, quase 100 pessoas serão beneficiadas e ao saírem da reclusão, terão uma nova chance de ingresso no mercado de trabalho e de reintegração junto à sociedade.

O programa, executado pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), acaba de capacitar 46 detentos da Colônia Agrícola Major César e agora contempla o público feminino. “O nosso objetivo é a humanização dessas pessoas, que precisam ser ressocializadas após o cumprimento de suas obrigações com a justiça e a capacitação é a porta de entrada para sua inserção no mercado de trabalho. É dessa forma que conseguiremos diminuir os índices de violência” destacou o secretário Gessivaldo Isaías.

A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Justiça (Sejus), é pioneira no Estado e proporcionará aos internos uma expectativa de futuro e a oportunidade de um recomeço fora das grades. “Essas pessoas merecem uma chance de refazer a vida longe da criminalidade e para isso as empresas contratantes precisam abrir os braços para este público. A qualificação aliada a lei de minha autoria que determina a reserva de vagas de emprego aos egressos do sistema prisional será um grande trunfo para tal realidade”, ressaltou o gestor da Setre.

No dia 22, as alunas participarão da aula inaugural, que será realizada às 9:00h, na penitenciária, localizada no bairro Santo Antônio. Além dos cursos, que terão duração de 22 dias úteis, dentro do caminhão serão ainda ofertados os serviços de expedição da Carteira de Trabalho, solicitação do Seguro-Desemprego, cadastro no Sistema Nacional de Emprego do Piauí (Sine) e na Agência de Empreendedorismo de Teresina (AgE).


Fonte: Assessoria