Detentas são capacitadas para o mercado de trabalho

A capacitação é feita através de parceria entre Sejus e Setre

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma parceria entre a Secretaria de Justiça (Sejus) e a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Setre) está levando cursos profissionalizantes às penitenciárias do Piauí, por meio do programa Qualifica Piauí. Na Penitenciária Feminina de Teresina, 96 reeducandas estão participando de cursos de Embelezamento e Corte e Costura.

Para a interna Cristiana Mendes, o curso foi a única oportunidade de qualificação profissional que ela teve na vida. “Aqui, a gente esta aproveitando o tempo para aprender, ao invés de passarmos o dia ociosas. Eu nunca tive a oportunidade de fazer nada, mas agora eu quero exercer essa profissão e continuar estudando para ser cada dia melhor”, afirma.

Vanderlon Cardoso, gerente de Cursos Profissionalizantes da Diretoria de Humanização e Reintegração Social da Secretaria de Justiça, ressalta que a iniciativa é importante, justamente, por dar oportunidade para as reeducandas terem uma perspectiva de vida melhor.

“É uma chance a mais na vida dessas mulheres, aprendendo uma profissão e garantindo sua reintegração na sociedade, inclusive com uma vaga no mercado de trabalho. Nossa maior satisfação é observar a mudança no comportamento e personalidade dessas mulheres, na autoestima, na valorização da pessoa e, principalmente, ver que estamos oferecendo uma oportunidade real de mudança a elas”, pontua.

O programa Qualifica Piauí já beneficiou também os reeducandos da Colônia Agrícola Major César Oliveira, que foram capacitados no curso de Construção Civil. Em julho, a Secretaria de Justiça entregou os certificados de conclusão do curso a 32 internos da unidade. Muitos deles já estão trabalhando e os demais com expectativa de emprego. 

Segundo a diretora de Qualificação da Setre, Carla Soares, a experiência da profissionalização nas unidades penitenciárias tem gerado bons resultados para todos os envolvidos. A colaboração com o processo de ressocialização, de acordo com ela, é também uma das políticas da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo.

 “A Sejus cuida de toda parte de logística, estrutura, segurança dos profissionais, seleção e acompanhamento. A Setre entra com os instrutores, material didático e cursos. A receptividade dos cursos está sendo muito boa. Os resultados são ótimos por causa da vontade que estas mulheres têm de aprender, o que motiva  ainda mais os nossos instrutores”, diz Carla.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES