Detentos encenam nascimento de Jesus em espetáculo de Natal em THE

Atores fazem parte de projetos de teatro realizados nos presídios

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Parque da Cidadania abriu as suas portas, na noite da última quarta-feira (20), para a apresentação de uma das maiores histórias da terra: o nascimento de Jesus Cristo. O espetáculo “Siga a Estrela – Natal da Cidade” foi encenado por reeducandos do sistema prisional que fazem parte de projetos de teatro desenvolvidos pela Secretaria Estadual da Justiça.

Mara Oliveira é reeducanda da Penitenciária Feminina e deu vida a Maria no espetáculo. “Eu estou muito ansiosa e é um prazer muito grande interpretar Maria. Nunca pensei que poderia dar vida a ela. Espero que todo mundo goste, pois estamos mostrando o resultado dos trabalhos que fazemos dentro dos presídios”, comenta.  

O show misturou dramaturgia com orquestra para recriar o nascimento de Jesus Cristo e emocionar a plateia.

“Foi lindo e emocionante”, diz Maria Aparecida, que prestigiou o evento. Ela fala, emocionada, como os atores conseguiram passar a mensagem do nascimento de Cristo. “Foi tudo perfeito, as músicas, os atores conseguiram passar o verdadeiro sentido do Natal”, diz. 

O repertório da apresentação contou com grandes nomes da música nacional e internacional e foi regido pelas vozes do Coral Infanto-Juvenil e da Orquestra Jovem do projeto Música Para Todos.

“O repertório envolve e encanta o público, é um espetáculo que tem todos os ingredientes para emocionar e fazer com que as pessoas reflitam sobre suas atitudes e sobre o verdadeiro significado do Natal”, diz o maestro do espetáculo, Plínio Oliveira. 

Plínio fala ainda sobre o poder da arte no processo de ressocialização e sua experiência em trabalhar com reeducandos.

“Foi uma surpresa muito legal, porque eu encontrei nos atores almas muito suaves. A gente sempre imagina as pessoas que estão cumprindo sentença como pessoas agressivas, o que não é verdade. Elas precisam de estímulo e a arte, de maneira geral, tem esse papel”, comenta o maestro. 

Para o secretário estadual da Justiça, Daniel Oliveira, a apresentação foi um marco para ações de ressocialização.

“Estamos fortalecendo, a cada dia, a nossa política de ressocialização, trazendo detentos para uma apresentação externa e garantindo que eles apresentem o resultado dos trabalhos realizados nos presídios”, frisa. 

O secretário estadual da Cultura, Fábio Novo, também acompanhou a apresentação no Parque da Cidadania.

“É muito importante o incentivo à cultura e, para nós, é uma grande satisfação ver esse intercâmbio entre agentes culturais que resultam em espetáculos como esse. É um momento de muita sensibilidade e uma proposta bastante interessante”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES