Detran credencia empresas para pagamento de multas com cartão

O procedimento tem autorização do Departamento Nacional de Trânsito

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), atendendo a resolução 697/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), iniciou o processo de credenciamento das operadoras de cartões de crédito para oferecer o serviço de pagamento de multas de trânsito e demais débitos vinculados ao veículo utilizando cartões nas funções débito ou crédito. A portaria 237/2018, que trata desse assunto, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na segunda-feira (05). O procedimento tem autorização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). 

De acordo com Arão Lobão, diretor-geral do Detran, a expectativa é que a população passe a utilizar deste serviço a partir do credenciamento das empresas que atenderem os requisitos estabelecidos na referida portaria. “Tão logo as empresas interessadas apresentem as documentações necessárias e seja concluído o processo de credenciamento, nós iremos implementar esse novo serviço”, disse o gestor.

O diretor destaca que a medida dará alternativas aos usuários para quitar os débitos de forma parcelada ou a vista. "Essa medida vem para possibilitar aos cidadãos mais uma forma de regularizar débitos relativos ao licenciamento e, com isso, teremos maior número de veículos regularizado, além de melhorar a arrecadação do Estado", explica Lobão.

A efetivação do parcelamento será executada diretamente entre a operadora do cartão e o usuário interessado, o valor arrecadado será repassado pelas operadoras ao Detran-PI e a liberação do licenciamento do veículo e a respectiva emissão do Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) será imediata.

Ficam excluídas do parcelamento as multas inscritas em dívida ativa, multas aplicadas por órgãos competentes e que não autorizam o parcelamento ou arrecadação por meio de cartões de crédito ou débito; os parcelamentos inscritos em cobrança administrativa e os veículos licenciados em outra unidade da federação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES