Detran exigirá placas refletivas, confirma diretor

Detran exigirá placas refletivas, confirma diretor

Detran exigirá placas refletivas a partir do dia 01 de abril

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí informa que, atendendo à resolução 372 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que exige o uso de placas refletivas para veículos automotores, passará a fiscalizar a determinação a partir do dia 1º de abril em todo o Estado. Em entrevista ao meionorte.com nesta terça-feira(27), o diretor do órgão Antonio Vasconcelos confirmou a medida.

O uso das placas e tarjetas refletivas será obrigatório para todos os tipos de veículos, desde que sejam novos e seu primeiro emplacamento aconteça a partir de 1° abril ou que tenham sua documentação transferida para outro Estado ou município a partir dessa mesma data. ?As placas dos antigos veículos serão trocadas na renovação do emplacamento. Não haverá aumento no preço das placas e ninguém será multado por estar usando a antiga placa?, esclarece o diretor geral do Detran-PI,Jose Antonio Vasconcelos.

Também entrará em vigor a partir de abril a exigência do aumento da placa das motos. Segundo a resolução, a altura das placas das motocicletas passará de 13,6cm para 17cm, e o comprimento de 18,7cm para 20cm. Com isso, aumenta também o tamanho de letras e números, com exceção da cidade de origem: de 4,2cm para 5,3cm de altura ? quase do tamanho das placas de automóveis.

O objetivo destas novas medidas é facilitar a visibilidade, garantindo assim mais segurança aos motoristas. ?O aumento do tamanho da placa da moto e essa película refletiva nos darão uma maior segurança no trânsito. Em dias chuvosos ou à noite, elas possibilitam uma melhor visualização da distância de um veículo em relação a outro?, destaca Antonio Vasconcelos, acrescentando que a adoção das placas refletivas também dificultará a clonagem, o roubo e o furto de veículos.

A determinação, que passaria a vigorar a partir de 1º de janeiro, foi adiada para 1º de abril a fim de dar um prazo extra para os proprietários adequarem seus veículos. Atualmente, essas películas são facultativas para os veículos e obrigatórias para motos.

Fonte: Marcos Moraes e Assessoria Detran